Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2002 - 23h15

Implosão dos 3 pavilhões do Carandiru deve durar 7 segundos

da Folha Online

A implosão dos pavilhões 6, 8 e 9 do Complexo do Carandiru, que será realizada neste domingo, a partir das 10h, deve durar sete segundos, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária.

Serão utilizadas cerca de de 250 quilos de explosivos, distribuídos em três mil pontos de perfuração.

Amanhã, a dinamite especial gelatinosa, que é utilizada normalmente em exploração de pedreiras, já estará posicionada nos pavilhões. A implosão deverá gerar cerca de 80 mil toneladas de entulho.

O governador reeleito Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou hoje que a construção da área esportiva do Parque da Juventude, que ocupará o local do Complexo do Carandiru, será entregue até setembro de 2003. Segundo o governador, as obras serão iniciadas nos próximos dias.

O custo da primeira das três partes do parque será de R$ 5,8 milhões. No local serão construídas oito quadras poliesportivas, dois campos de futebol, pistas de de skate, banheiros e vestiários.

Além da parte esportiva, o parque terá uma ala central, aproveitando área remanescente da mata atlântica, e outra institucional, nos quatro pavilhões que serão preservados, com o objetivo de oferecer atividades culturais. A estimativa é de que o custo total da obra atinja R$ 150 milhões.

Demolição
A Defesa do Civil irá remover as 131 pessoas que residem nas proximidades do local neste domingo, por motivo de segurança.

Os moradores dessa área deixarão suas casas até 9h30 do domingo, desligar a chave geral do quadro de energia elétrica e o registro de água e gás. As pessoas serão deslocadas para um café da manhã em um hotel da cidade.

Metrô
Segundo a assessoria do metrô, durante a implosão dos pavilhões 6, 8 e 9 do Complexo, a circulação de trens será interrompida no trecho entre as estações Tietê e Santana.

As plataformas da estação Carandiru serão esvaziadas, minutos antes do horário programado para implosão, e os acessos fechados. Após a operação, os trens voltam a circular normalmente.

Ruas
A Defesa Civil recomenda evitar circular pelas imediações do local das 10h às 12h, devido à interdição de algumas vias. São elas as avenidas Cruzeiro do Sul, General Pedro Leon Schneider, General Ataliba Leonel e rua Antônio dos Santos Neto.

Leia mais notícias sobre o Carandiru
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página