Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2002 - 21h22

Prefeito de Angra confirma 34 mortes por causa das chuvas

LÍVIA MARRA
MILENA BUOSI

da Folha Online

As fortes chuvas que atingiram Angra dos Reis, Rio, na madrugada e manhã desta segunda-feira provocaram desabamentos e mortes. No início da noite, o prefeito da cidade, Fernando Jordão (PSB), confirmou a morte de pelo menos 34 pessoas que foram levadas para o IML (Instituto Médico Legal) da cidade. Seis eram de crianças.

Buscas são feitas para tentar localizar possíveis vítimas soterradas. Outras 50 pessoas estariam desaparecidas, segundo informações ainda não confirmadas.

Segundo a prefeitura, cerca de 1.500 pessoas ficaram desabrigadas e foram removidas para oito abrigos.

O prefeito decretou estado de calamidade pública no município. A área mais atingida foi a região do bairro Grande Japuíba.

A prefeitura pediu a doação de com urgência de fraldas descartáveis, material de higiêne pessoal, limpeza e desinfecção, alimentos não perecíveis, água mineral, leite em pó e cobertores para atendimento às vítimas do temporal. Também pediu doações de sangue. Para atender os pacientes que necessitam de transfusões serão necessários pelo menos 40 doadores.

O telefone do hemonúcleo Costa Verde _banco de sangue do município_ é (0/xx/24) 3365-0033.

O prefeito afirmou que "nunca ocorreu uma chuva tão forte no município como a desta madrugada".

A prefeitura encaminhará um relatório sobre a situação no município aos governos estadual e federal. O objetivo é solicitar auxílio para as vítimas das enchentes.

As principais vias de acesso, como a estrada Rio-Santos, foram bloqueadas. A prefeitura solicitou ajuda ao governo estadual para auxiliar nos trabalhos de resgate, já que há suspeita de que moradores estejam soterrados. Outras prefeituras da região, como Mangaratiba, ajudaram na desobstrução da Rio-Santos.

Previsão
A frente fria que chegou ontem à noite a São Paulo e Rio de Janeiro deve continuar na região até a próxima quarta-feira, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Para o Rio, a previsão ainda é de céu encoberto com pancadas de chuva e trovões durante o dia em todo o Estado, inclusive na região de Angra dos Reis, litoral Sul do Rio.


Leia mais:
  • Chuva deve continuar até quarta-feira no Rio, diz Inmet

  • Número de mortos pode chegar a 30 em Angra, diz Defesa Civil

  • Número de mortos em Angra sobe para 17, segundo Defesa Civil



  • Veja a previsão do tempo no site
    Folha Online-Weather


     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade