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14/12/2002
-
10h21
da Folha de S.Paulo
Após um ano parado na prefeitura, o projeto do bonde turístico na região da Luz, centro de São Paulo, foi aprovado e começou a sair do papel. A Secretaria de Estado da Cultura iniciou a instalação dos trilhos nesta semana.
O primeiro trajeto do bonde turístico levará passageiros da Estação Júlio Prestes à Pinacoteca do Estado, mas o projeto prevê itinerário mais longo.
Segundo o secretário de Cultura, Marcos Mendonça, o período de férias será aproveitado para a execução das obras. 'Assim que obtivemos a aprovação, há uns dois dias, começamos a trabalhar. O período é propício porque a cidade fica mais vazia', disse.
Há dois anos, Mendonça idealizou o retorno do bonde às ruas de São Paulo. O veículo elétrico deixou de circular na cidade em 1968. O primeiro passo foi a encomenda de um estudo à TWK Engenheiros Associados.
A TWK mapeou a região da Luz e do Bom Retiro e propôs três itinerários, ligando os principais monumentos históricos do entorno. A idéia original era que o bonde passasse no meio do Jardim da Luz, onde há um ponto de parada restaurado, em frente ao coreto.
Dos três trajetos, um foi escolhido -o que não incluía a passagem pelo jardim. Durante o processo, o governo adquiriu um bonde, de 1907, doado por um colecionador do interior do Estado. Os trilhos também foram doados.
Hoje, o veículo está em fase final de restauro na oficina da Estrada de Ferro Campos de Jordão.
O município demorou para aprovar o projeto porque técnicos da prefeitura acreditavam que o bonde poderia atrapalhar o trânsito. O governo do Estado propôs que o veículo circulasse somente nos fins de semana e feriados.
O outro empecilho era a fiação aérea exigida pelo bonde. A prefeitura planeja aterrar fios e cabos futuramente, o que complicaria o projeto. A Secretaria da Cultura propôs combustíveis alternativos, como diesel e gás.
O passeio, de acordo com o secretário, incluirá várias paradas, entre as quais a da praça Coronel Fernando Prestes, onde, de um lado, estão prédios como o da antiga Escola Politécnica, e, de outro, o do Museu de Arte Sacra.
O bonde ficará estacionado para visitação no Casarão Santos Dumont, na alameda Cleveland, imóvel que também será restaurado para sediar o museu da energia. Um exemplar do bonde paulistano operado pela Light pode ser visto no Museu da Imigração, no Brás.
Bonde voltará a circular na região da Luz, centro de São Paulo
SÉRGIO DURANda Folha de S.Paulo
Após um ano parado na prefeitura, o projeto do bonde turístico na região da Luz, centro de São Paulo, foi aprovado e começou a sair do papel. A Secretaria de Estado da Cultura iniciou a instalação dos trilhos nesta semana.
O primeiro trajeto do bonde turístico levará passageiros da Estação Júlio Prestes à Pinacoteca do Estado, mas o projeto prevê itinerário mais longo.
Segundo o secretário de Cultura, Marcos Mendonça, o período de férias será aproveitado para a execução das obras. 'Assim que obtivemos a aprovação, há uns dois dias, começamos a trabalhar. O período é propício porque a cidade fica mais vazia', disse.
Há dois anos, Mendonça idealizou o retorno do bonde às ruas de São Paulo. O veículo elétrico deixou de circular na cidade em 1968. O primeiro passo foi a encomenda de um estudo à TWK Engenheiros Associados.
A TWK mapeou a região da Luz e do Bom Retiro e propôs três itinerários, ligando os principais monumentos históricos do entorno. A idéia original era que o bonde passasse no meio do Jardim da Luz, onde há um ponto de parada restaurado, em frente ao coreto.
Dos três trajetos, um foi escolhido -o que não incluía a passagem pelo jardim. Durante o processo, o governo adquiriu um bonde, de 1907, doado por um colecionador do interior do Estado. Os trilhos também foram doados.
Hoje, o veículo está em fase final de restauro na oficina da Estrada de Ferro Campos de Jordão.
O município demorou para aprovar o projeto porque técnicos da prefeitura acreditavam que o bonde poderia atrapalhar o trânsito. O governo do Estado propôs que o veículo circulasse somente nos fins de semana e feriados.
O outro empecilho era a fiação aérea exigida pelo bonde. A prefeitura planeja aterrar fios e cabos futuramente, o que complicaria o projeto. A Secretaria da Cultura propôs combustíveis alternativos, como diesel e gás.
O passeio, de acordo com o secretário, incluirá várias paradas, entre as quais a da praça Coronel Fernando Prestes, onde, de um lado, estão prédios como o da antiga Escola Politécnica, e, de outro, o do Museu de Arte Sacra.
O bonde ficará estacionado para visitação no Casarão Santos Dumont, na alameda Cleveland, imóvel que também será restaurado para sediar o museu da energia. Um exemplar do bonde paulistano operado pela Light pode ser visto no Museu da Imigração, no Brás.
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