Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2000 - 16h48

Falha em equipamento causa vazamento na Replan em Paulínia

Publicidade

da Folha Online, em Campinas

Uma falha no equipamento de telemetria do tanque de RAC (Resíduo Atmosférico de Craqueamento), da Replan (Refinaria de Paulínia), causou o vazamento de 5.000 litros de um produto derivado de petróleo que serve para a composição de combustíveis.

O acidente aconteceu na manhã de hoje. De acordo com a assessoria de imprensa da Replan, a capacidade do tanque é de 15 milhões de litros. A assessoria informou que o vazamento foi totalmente controlado. Em dez anos este é o terceiro acidente deste tipo na refinaria.

A falha no equipamento de telemetria não permitiu aos técnicos perceberem que o tanque estava enchendo além da capacidade. O tanque é tampado, mas apenas para a proteção contra as chuvas.

O produto, segundo a assessoria de imprensa, escorreu para um dique próximo. O local já foi limpo utilizando-se um caminhão de sucção. A Replan afirma que mesmo se o produto conseguisse ultrapassar o dique, o material chegaria, no máximo, até o tanque de resíduos da própria empresa, descartando qualquer possibilidade de contaminação do ambiente.

O Sindicato dos Petroleiros de Campinas informou que a categoria está discutindo uma greve contra o que chama de falta de segurança para os trabalhadores. O coordenador do sindicato, Antônio Carrara, afirma que os acidentes tendem a acontecer cada vez mais, uma vez que a política da empresa é a de demitir trabalhadores para cortar custos.

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página