Publicidade
Publicidade
19/12/2002
-
09h32
da Folha Campinas
A concessionária Rodovias das Colinas aceitou, após dois anos de negociações e disputas jurídicas com o poder público, reduzir o valor da tarifa no pedágio do km 60 da rodovia Santos Dumont para os motoristas que tiverem veículos licenciados em Indaiatuba (102 km de SP).
O acordo judicial, que garante a redução da cobrança de R$ 4,20 para R$ 3, foi protocolado anteontem pela empresa no Fórum de Indaiatuba. A tarifa é cobrada nos dois sentidos da rodovia.
Segundo a prefeitura, a medida vai beneficiar cerca de 5.000 motoristas que passam pelo pedágio diariamente. A maioria usa a pista por trabalhar em Campinas.
O novo valor depende agora da oficialização do Ministério Público, em Indaiatuba, e da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) para começar a ser praticado.
Apesar do benefício, a medida ainda não é vista como melhor solução para alguns moradores.
"Essa redução vai trazer vantagens, claro, mas não é a medida ideal. O problema é que o pedágio já é muito caro. Se ele não tivesse esse valor [R$ 4,20, nos dois sentidos], não geraria tanta polêmica", disse o vendedor autônomo Claudinei Martins Crivellato, 50, que mora na cidade.
Como vendedor, Crivellato é obrigado a viajar diariamente e tem seu rendimento prejudicado pelo alto valor do pedágio.
Para o prefeito Reinaldo Nogueira (PDT), no entanto, o acordo feito com a Colinas só trará benefícios para os moradores de Indaiatuba, embora não agrade a todos eles.
"A gente colocou um ponto final nessa questão por meio de um acordo que trouxe vantagens para os dois lados. É claro que nenhuma medida alcança aprovação unânime, pois sempre haverá alguém que não quer pagar nada. Mas isso não foi possível", disse.
Ainda de acordo com Nogueira, a expectativa da administração é que o acordo seja aprovado rapidamente pela Promotoria e pelo Estado. Com isso, a nova tarifa no pedágio poderia começar a valer até o final deste ano.
"Agora só nos resta esperar por uma decisão", afirmou.
A Artesp informou, por meio de assessoria de imprensa, que espera apenas o comunicado oficial do acordo judicial entre a Prefeitura de Indaiatuba e a Rodovias das Colinas para liberar a cobrança de tarifa diferenciada no pedágio da Santos Dumont.
Rotas de fuga
Além da redução do valor no pedágio da Santos Dumont, o acordo judicial protocolado anteontem pela Rodovias das Colinas prevê também a construção de duas praças de bloqueio em duas rotas de fuga existentes em Indaiatuba.
A intenção é compensar a perda que a empresa terá na praça principal com a cobrança nos acessos, atualmente usados como alternativa para o motorista que precisa ir até a cidade mas não quer pagar o pedágio.
Nessas praças de bloqueio o morador de Indaiatuba também terá cobrança diferenciada. Se optar por passar pelas rotas de fuga, o motorista será taxado em, no máximo, R$ 1.
As praças de pedágio para bloqueio serão feitas pela Colinas nas entradas dos bairros Helvétia e Jardim Brasil.
Para o motorista que não mora em Indaiatuba, a passagem por essas praças será taxada no mesmo valor cobrado na rodovia Santos Dumont _R$ 4,20.
Já o morador que tem carro com placa de Indaiatuba ficará isento da cobrança no Jardim Brasil e terá de pagar R$ 1 para passar pelo Helvétia.
Ainda pelo acordo, a Rodovias das Colinas se comprometeu a asfaltar a parte da estrada de terra que liga o Helvétia à zona urbana de Indaiatuba.
Os prazos para instalação das praças de bloqueio e asfaltamento do bairro Helvétia serão definidos apenas em janeiro do próximo ano.
"O primeiro passo é a aprovação do acordo judicial. Depois disso, provavelmente no próximo ano, estabeleceremos os cronogramas de obras nas rotas de fuga com a Rodovias das Colinas", afirmou o prefeito.
Concessionária
A direção da Rodovias das Colinas informou, por meio de assessoria, que espera ter colocado um fim à questão da cobrança de moradores de Indaiatuba no pedágio da Santos Dumont e aos entraves que enfrentava para coibir o uso de rotas de fuga.
Na região, a cobrança em rotas de fuga do pedágio, por meio de praças de bloqueio, já é feita nos acessos entre Sumaré e Nova Odessa.
A medida foi tomada neste ano depois de acordo entre as prefeituras e a concessionária AutoBAn.
Morador paga pedágio menor em Indaiatuba (SP)
CLAUDIO LIZA JUNIORda Folha Campinas
A concessionária Rodovias das Colinas aceitou, após dois anos de negociações e disputas jurídicas com o poder público, reduzir o valor da tarifa no pedágio do km 60 da rodovia Santos Dumont para os motoristas que tiverem veículos licenciados em Indaiatuba (102 km de SP).
O acordo judicial, que garante a redução da cobrança de R$ 4,20 para R$ 3, foi protocolado anteontem pela empresa no Fórum de Indaiatuba. A tarifa é cobrada nos dois sentidos da rodovia.
Segundo a prefeitura, a medida vai beneficiar cerca de 5.000 motoristas que passam pelo pedágio diariamente. A maioria usa a pista por trabalhar em Campinas.
O novo valor depende agora da oficialização do Ministério Público, em Indaiatuba, e da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) para começar a ser praticado.
Apesar do benefício, a medida ainda não é vista como melhor solução para alguns moradores.
"Essa redução vai trazer vantagens, claro, mas não é a medida ideal. O problema é que o pedágio já é muito caro. Se ele não tivesse esse valor [R$ 4,20, nos dois sentidos], não geraria tanta polêmica", disse o vendedor autônomo Claudinei Martins Crivellato, 50, que mora na cidade.
Como vendedor, Crivellato é obrigado a viajar diariamente e tem seu rendimento prejudicado pelo alto valor do pedágio.
Para o prefeito Reinaldo Nogueira (PDT), no entanto, o acordo feito com a Colinas só trará benefícios para os moradores de Indaiatuba, embora não agrade a todos eles.
"A gente colocou um ponto final nessa questão por meio de um acordo que trouxe vantagens para os dois lados. É claro que nenhuma medida alcança aprovação unânime, pois sempre haverá alguém que não quer pagar nada. Mas isso não foi possível", disse.
Ainda de acordo com Nogueira, a expectativa da administração é que o acordo seja aprovado rapidamente pela Promotoria e pelo Estado. Com isso, a nova tarifa no pedágio poderia começar a valer até o final deste ano.
"Agora só nos resta esperar por uma decisão", afirmou.
A Artesp informou, por meio de assessoria de imprensa, que espera apenas o comunicado oficial do acordo judicial entre a Prefeitura de Indaiatuba e a Rodovias das Colinas para liberar a cobrança de tarifa diferenciada no pedágio da Santos Dumont.
Rotas de fuga
Além da redução do valor no pedágio da Santos Dumont, o acordo judicial protocolado anteontem pela Rodovias das Colinas prevê também a construção de duas praças de bloqueio em duas rotas de fuga existentes em Indaiatuba.
A intenção é compensar a perda que a empresa terá na praça principal com a cobrança nos acessos, atualmente usados como alternativa para o motorista que precisa ir até a cidade mas não quer pagar o pedágio.
Nessas praças de bloqueio o morador de Indaiatuba também terá cobrança diferenciada. Se optar por passar pelas rotas de fuga, o motorista será taxado em, no máximo, R$ 1.
As praças de pedágio para bloqueio serão feitas pela Colinas nas entradas dos bairros Helvétia e Jardim Brasil.
Para o motorista que não mora em Indaiatuba, a passagem por essas praças será taxada no mesmo valor cobrado na rodovia Santos Dumont _R$ 4,20.
Já o morador que tem carro com placa de Indaiatuba ficará isento da cobrança no Jardim Brasil e terá de pagar R$ 1 para passar pelo Helvétia.
Ainda pelo acordo, a Rodovias das Colinas se comprometeu a asfaltar a parte da estrada de terra que liga o Helvétia à zona urbana de Indaiatuba.
Os prazos para instalação das praças de bloqueio e asfaltamento do bairro Helvétia serão definidos apenas em janeiro do próximo ano.
"O primeiro passo é a aprovação do acordo judicial. Depois disso, provavelmente no próximo ano, estabeleceremos os cronogramas de obras nas rotas de fuga com a Rodovias das Colinas", afirmou o prefeito.
Concessionária
A direção da Rodovias das Colinas informou, por meio de assessoria, que espera ter colocado um fim à questão da cobrança de moradores de Indaiatuba no pedágio da Santos Dumont e aos entraves que enfrentava para coibir o uso de rotas de fuga.
Na região, a cobrança em rotas de fuga do pedágio, por meio de praças de bloqueio, já é feita nos acessos entre Sumaré e Nova Odessa.
A medida foi tomada neste ano depois de acordo entre as prefeituras e a concessionária AutoBAn.
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Sem PM nas ruas, poucos comércios e ônibus voltam a funcionar em Vitória
- Sem-teto pede almoço, faz elogios e dá conselhos a Doria no centro de SP
- Ato contra aumento de tarifas termina em quebradeira e confusão no Paraná
- Doria madruga em fila de ônibus para avaliar linha e ouve reclamações
- Vídeos de moradores mostram violência em ruas do ES; veja imagens
+ Comentadas
- Alessandra Orofino: Uma coluna para Bolsonaro
- Abstinência não é a única solução, diz enfermeira que enfrentou cracolândia
+ EnviadasÍndice