Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2002 - 22h04

Repórteres do extinto "Aqui Agora" são condenados pela Justiça

CARLOS FERREIRA
da Folha Online

Uma dupla de reportagem do extinto programa "Aqui e Agora", do SBT, e um pescador foram condenados pela Justiça por incomodarem em setembro de 1995 uma baleia franca e seu filhote na praia de Pinheiras, litoral de Santa Catarina.

Os três foram condenados a seis anos e seis meses de prisão. a pena foi revertida para prestação de serviços à comunidade em uma instituição pública que trabalhe com proteção do meio ambiente.

A decisão unânime é da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que negou o pedido de habeas corpus do repórter Roberto Luiz Salum, do cinegrafista João Batista Rosa Oliveira e do pescador e proprietário do barco baleeiro, Nilo da Silva.

Na época, a equipe de reportagem do telejornal contratou o serviço do pescador para realizar a filmagem. O barco, com o motor ligado, teria perseguido os animais a uma distância inferior aos cem metros estipulados por portaria do Ibama, chegando, inclusive, a colidir com os animais que, assustados, tentaram fugir e quase encalharam em um banco de areia.

Os repórteres negam que tenham "rompido" a barreira dos cem metros de distância alegando que a matéria havia sido montada com o fim de valorizar a reportagem.

Para a conclusão da pena, foi apresentada a transcrição de um diálogo gravado na reportagem que apontaria o abuso dos repórteres: "Estamos em cima de novo..., passamos pela segunda vez em cima dela..., vai, vai...não encosta muito..."

  • Com Superior Tribunal de Justiça
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página