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03/08/2000 - 19h46

Operadores de trens do acidente em Perus (SP) estão afastados; CPTM descarta demissões

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LUANA GARCIA
da Folha Online

Os dois operadores, Osvaldo Pierucci e José Fernando Pereira, envolvidos no choque de trens que aconteceu no dia 28 de julho, na estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em Perus, na zona oeste de São Paulo, foram afastados de suas funções pela companhia.

No entanto, de acordo com João Roberto Zaniboni, diretor de operação e manutenção da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o afastamento não teria caráter punitivo.

"Os dois sofreram um abalo muito grande e foram afastados por motivos psicológicos", disse Zaniboni. "Até o momento, as demissões estão descartadas."

Luiz Alberto Chaves de Oliveira, assessor de Relações Políticas, Institucionais e responsável pelo Programa de Qualidade de Vida da empresa _que cuida do setor de indenizações e assistência às vítimas do acidente, afirmou nesta quinta-feira (3) que Pereira será reavaliado psicologicamente amanhã e deve voltar ao trabalho já na próxima segunda-feira (7).

Sobre Pierucci, Oliveira afirmou que, assim que o operador estiver totalmente recuperado, voltará a cumprir normalmente suas funções. "Pierucci está muito abalado, ele chegou a perder um companheiro no acidente. Assim que ele estiver recuperado, voltará ao trabalho."

Depoimentos

Os dois maquinistas prestaram depoimento ao delegado titular do 46º Distrito Policial, Edvaldo Faria, nesta quarta-feira (2).

Pierucci, que comandava o trem que vinha do Jaguaré em direção a Perus e que acabou perdendo o controle, disse que os cabos da composição apresentaram problemas e acabaram danificando a via elétrica. De acordo com o delegado, Pierucci, após a paralisação do trem, acionou os freios da composição e colocou calços.

Eram 19h40 e o centro de controle e operações da CPTM, avisado por Pierucci, prometeu enviar veículo para remover a composição daquela linha. Mas após 1h40 a máquina voltou a se movimentar. Pierucci desceu do trem, junto com o ajudante Selmo, para buscar mais calços para a o veículo, mas a composição começou a sair do lugar e perdeu o controle.

Pierucci voltou a telefonar para o centro de operações, que repassou a mensagem sobre a possível colisão com o outro trem que estava na mesma linha na estação Perus.

Selmo havia voltado para o veículo e acabou morrendo no acidente.

"O trem é projetado com freio para segurá-lo. Um pedaço de pau não vai segurar uma locomotiva", disse o delegado. "No carro, ninguém anda com calço, porque sabe que o freio vai funcionar", afirmou.

O delegado promete ouvir na segunda-feira dois funcionários do Centro Controle e Operações da CPTM, identificados apenas como Vanderlei e Serafim. Faria aguarda ainda o resultado de perícia que está sendo feita nos trens para esclarecer melhor o acidente.

De acordo com a assessoria de imprensa da CPTM, o resultado do inquérito policial deverá ser apresentado no dia 11 de agosto.

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