Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2009 - 21h28

Número de tornados no Sul desde setembro pode chegar a dez, dizem meteorologistas

Publicidade

GRACILIANO ROCHA
da Agência Folha, em Porto Alegre

O número de tornados no Sul do país desde setembro deve subir para dez com a possível confirmação de dois desses fenômenos no Rio Grande do Sul nos últimos dias. O mais recente deles provavelmente ocorreu em Venâncio Aires (144 km de Porto Alegre).

Escolas gaúchas afetadas pelas chuvas vão receber recursos
Vendaval deixa dez feridos no Rio Grande do Sul

Como tornados são fenômenos atmosféricos que duram poucos minutos e de difícil registro, a confirmação ocorre por meio de análise dos locais afetados. No caso de Venâncio Aires, especialistas ligados ao serviço privado de meteorologia MetSul afirmam que há indícios que tornam a hipótese de tornado "muito provável".

São eles: danos severos concentrados em uma pequena faixa territorial --árvores foram arrancadas e um posto de combustíveis foi destruído --e relatos de moradores da zona rural que afirmam ter visto o cone de nuvens tocar o solo.

Tornados têm início após a formação de uma tempestade, causada pelo encontro em alta velocidade de ar quente e úmido com outra massa de ar frio e seco. No momento do impacto, as duas massas começam a girar. No centro da tempestade, surge um funil que toca o solo.

O outro caso ainda em análise é o ocorrido em Três de Maio (480 km de Porto Alegre) no último dia 26. Casas foram destelhadas e árvores foram arrancadas pela força do vento. Um ginásio em construção teve a cobertura totalmente destruída.

O perímetro compreendido pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, oeste do Paraná e pelo norte da Argentina e Paraguai é a segunda área em incidência de tornados do mundo. Só perde para a planície central dos Estados Unidos.

O chamado "corredor de tornados" da América do Sul é formado por causa do choque de massas de ar quentes, vindas da Amazônia, e frias, com origem na Patagônia.

Desde o dia 13 de novembro, 128 dos 496 municípios gaúchos decretaram situação de emergência por causa de fortes chuvas e vendavais. O número de desabrigados e desalojados é de 17,8 mil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página