Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2009 - 15h45

PM apreende 500 pedras de crack em favela ocupada no Rio

Publicidade

DIANA BRITO
colaboração para a Folha Online, no Rio

Ao menos 500 pedras de crack e porções de cocaína foram apreendidas na manhã desta quarta-feira por agentes da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na localidade Praça 15, na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio. Os policiais militares também prenderam um homem apontado como traficante de drogas, conhecido como Beto Siri.

De acordo com a PM, as drogas foram apreendidas com o suspeito, dentro de uma mochila. O material e o preso foram levados para a 32ª DP (Taquara), onde o caso foi registrado.

As UPPs, que combinam policiamento maciço e proximidade com moradores, já funcionam em outras comunidades do Rio: Dona Marta, em Botafogo; Babilônia, no Leme; Batam, em Realengo. No dia 30 de novembro, a Polícia Militar iniciou a ocupação dos morros Pavão-Pavãozinho e Cantagalo para a instalação de mais uma unidade, que deve ser inaugurada no próximo dia 22.

A Secretaria Estadual de Segurança informou que também prevê a ocupação da polícia em comunidades da zona norte do Rio. A estratégia, porém, exige um efetivo maior.

Tráfico e UPPs

Segundo um policial civil que não quis se identificar, as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) não impedem a ação de traficantes nas favelas.

"Mesmo com as UPPs, eles continuam a traficar, mas sem fuzis", disse.

Segundo ele, o tráfico do morro Pavão-Pavãozinho (na zona sul do Rio) lucra, em média, R$ 3 milhões por mês, sendo R$ 1,4 milhão somente com a venda de crack.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página