Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2000 - 09h46

Investimento antecipa demanda em 2002

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Para o secretário dos Transportes Metropolitanos, Cláudio de Senna Frederico, os investimentos na linha Sul da CPTM antecipam uma demanda de usuários de 2002, quando haverá interligação com o futuro metrô de Capão Redondo ao largo Treze.

"Essa linha está recebendo uma quantidade grande de dinheiro para quando a linha 5 do metrô ficar pronta", afirmou.

A expectativa do governo estadual é que o número de usuários por dia, atualmente em 65 mil, salte para 150 mil.

O secretário disse que quase todo o investimento na linha Sul foi feito por meio de financiamento. "A outra alternativa seria não fazer melhoria nessa linha e não fazer também nas outras."

De acordo com ele, o empréstimo já estava encaminhado no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) antes de 1995. "Nós assinamos. Mas você não recebe dinheiro para qualquer coisa. Recebe dinheiro para um determinado financiamento."

Frederico afirmou que poderia gastar em outras linhas se não houvesse esse compromisso. "Se eu recebesse o dinheiro do BID sem estar carimbado para um determinado projeto, é possível que eu tivesse outras prioridades."

A ligação que mais necessita de recursos, de acordo com ele, é a Leste, responsável por 25% dos passageiros de todo o sistema. "Depois seria a Noroeste, onde aconteceu o acidente", afirmou.

Nos últimos cinco anos, a linha Leste recebeu R$ 753 milhões da CPTM. Foram construídas quatro novas estações, todas inauguradas este ano.

O secretário dos Transportes Metropolitanos deverá apresentar ao governador Mário Covas até terça-feira uma relação de investimentos feitos pela CPTM nos últimos anos. Ele disse esperar que Covas libere recursos superiores aos que estão programados até o final do mandato.

A repercussão negativa do acidente com nove mortos na estação Perus motivou a busca por novas verbas. Por enquanto, a programação do governo é investir R$ 800 milhões até o final do mandato. Todas as linhas seriam beneficiadas, exceto a Sul.

Na última quinta-feira, Frederico não quis dar detalhes à Folha dos investimentos em cada linha da CPTM. Ele disse que repassaria as informações para o governador, que deverá divulgá-las nesta semana.

A reportagem também contatou a CPTM desde o início da semana, mas também não obteve esses dados com a assessoria de imprensa da empresa.

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página