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23/01/2003
-
19h20
da Folha Online
O aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, faz a partir de hoje testes para homologar um novo ILS, sigla em inglês para Sistema de Pouso por Instrumento. Os testes serão realizados após as 23h, horário de encerramento das atividades em Congonhas.
A homologação do equipamento é de responsabilidade do Grupo Especial de Inspeção em Vôo (Geiv), da Força Aérea Brasileira, que informou que a operação não pode ser feita durante o dia por causa do intenso tráfego aéreo do aeroporto. Também é necessário a utilização de uma aeronave especialmente preparada para isso.
O jato de cor vermelha que carrega equipamentos eletrônicos de medição aproximará da pista no mínimo 12 vezes sem pousar. Os testes podem durar mais de três horas.
Para preservar a qualidade de vida da população nas proximidades do aeroporto, a FAB afirma que o avião utilizado para a homologação produz baixo nível de ruído e espera que o processo dure no máximo dois dias.
O equipamento que auxilia a aproximação das aeronaves durante mau tempo, evitando que vôos sejam desviados para o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), foi instalado na cabeceira da pista principal voltada para o Jabaquara.
O sistema é o mesmo instalado no início do ano na cabeceira oposta da mesma pista próxima à avenida Washington Luís, ao custo de R$ 1,3 milhão. Ele é formado por duas antenas: uma que orienta os pilotos no sentido direita-esquerda e outra que faz o mesmo no sentido cima-baixo.
Vôos testam durante a madrugada novo equipamento em Congonhas
CARLOS FERREIRAda Folha Online
O aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, faz a partir de hoje testes para homologar um novo ILS, sigla em inglês para Sistema de Pouso por Instrumento. Os testes serão realizados após as 23h, horário de encerramento das atividades em Congonhas.
A homologação do equipamento é de responsabilidade do Grupo Especial de Inspeção em Vôo (Geiv), da Força Aérea Brasileira, que informou que a operação não pode ser feita durante o dia por causa do intenso tráfego aéreo do aeroporto. Também é necessário a utilização de uma aeronave especialmente preparada para isso.
O jato de cor vermelha que carrega equipamentos eletrônicos de medição aproximará da pista no mínimo 12 vezes sem pousar. Os testes podem durar mais de três horas.
Para preservar a qualidade de vida da população nas proximidades do aeroporto, a FAB afirma que o avião utilizado para a homologação produz baixo nível de ruído e espera que o processo dure no máximo dois dias.
O equipamento que auxilia a aproximação das aeronaves durante mau tempo, evitando que vôos sejam desviados para o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), foi instalado na cabeceira da pista principal voltada para o Jabaquara.
O sistema é o mesmo instalado no início do ano na cabeceira oposta da mesma pista próxima à avenida Washington Luís, ao custo de R$ 1,3 milhão. Ele é formado por duas antenas: uma que orienta os pilotos no sentido direita-esquerda e outra que faz o mesmo no sentido cima-baixo.
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