Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2009 - 07h00

Imagens mostram PM dando socos e pontapés em menino no PR

Publicidade

DIMITRI DO VALLE
da Agência Folha, em Curitiba

Imagens feitas por um morador de Curitiba mostram um policial militar agredindo um menino com tapas, socos e pontapés durante uma abordagem de rua na cidade. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, o caso ocorreu no último dia 24 e o policial já foi identificado e afastado.

Feita pela câmera de um telefone celular, a gravação foi encaminhada à afiliada da TV Globo, que divulgou trechos.

De acordo com a secretaria, o agressor é um cabo do 12º Batalhão. O soldado que o acompanhava no carro da polícia e que não aparece nas imagens também foi afastado para responder ao processo.

Os dois irão realizar serviços administrativos dentro do batalhão até a conclusão do inquérito. A punição para os dois pode ser a expulsão.

As agressões ocorreram, segundo a secretaria, no bairro Parolin, onde há uma favela. Os PMs foram acionados após uma denúncia de consumo de drogas no bairro.

No local, eles abordaram dois garotos suspeitos de consumir crack. A imagem mostra outro jovem parado de costas e com as mãos apoiadas numa parede. Um dos garotos, pré-adolescente, aparece sendo agarrado pela camisa pelo policial, que aplica em sua cabeça e nas costas tapas, socos e pontapés. Em seguida, o policial solta o menino, que se afasta correndo. A vítima ainda não foi identificada.

O secretário da Segurança, Luiz Fernando Delazari, disse que a atitude do policial "é lamentável" e que as crianças, mesmo tendo praticado alguma infração, deveriam ter sido encaminhadas aos órgãos competentes para atendimento.

"Nada justifica uma agressão a uma criança, ainda mais quando ela estava rendida e sem oferecer resistência ao policial", disse o secretário.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página