Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2003 - 16h36

Alckmin inaugura amanhã CDP de Pinheiros, em São Paulo

LÍVIA MARRA
da Folha Online

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, inauguram amanhã o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros, na zona oeste da cidade.

O local -antigo Dacar 2- tem capacidade para 512 detentos, central de alarme de incêndio, detector de metais e sistema de segurança com 28 câmeras.

De acordo com o governo do Estado, as outras unidades que compõem o espaço conhecido como "cadeião de Pinheiros" (Dacar 1, 3 e 4) também serão transformadas em CDPs.

A reforma do prédio para a instalação da nova unidade foi iniciada em outubro de 2002 com um custo de R$ 1,8 milhão.

Com a inauguração, sobe para 19 o número de unidades específicas para abrigar os presos que aguardam julgamento. Os CDPs, segundo o governo do Estado, fazem parte do projeto de extinção das cadeias públicas e distritos policiais do Estado.

O governo afirma que todos os distritos policiais da capital estarão desativados dentro de 24 meses. Os presos, que hoje estão sob a responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública, passarão para a Secretaria da Administração Penitenciária, que tem 109 unidades prisionais e 84.405 detentos.

Cadeias em cidades do interior, como São José dos Campos, Americana e Praia Grande, também deverão passar pelo mesmo processo de reforma e transformação em CDPs.

O Estado possui aproximadamente 111.270 presos, de acordo com estimativas do governo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página