Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2003 - 21h31

Salvador alerta turistas contra a prática de exploração sexual

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

A três semanas para a abertura oficial do Carnaval de Salvador, o Cedeca (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente) começa a distribuir nesta sexta-feira nos principais pontos turísticos da capital baiana 120 mil panfletos e cartazes com mensagens contra a prostituição infanto-juvenil.

Escrita em seis idiomas -português, inglês, francês, alemão, italiano e espanhol-, a mensagem elogia a Bahia e faz um alerta aos foliões e turistas que passam o Carnaval em Salvador.

"Conheça a Bahia legal. Não pratique turismo sexual. Belas praias, lindas cidades, artesanato, uma natureza viva e sempre presente, comidas e bebidas típicas e o melhor Carnaval do mundo. Se esta é a Bahia que você quer conhecer, seja muito bem-vindo, você será recebido de braços abertos. Mas, se você tem outros planos, atenção: exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e dá cadeia no Brasil", diz o texto.

O material será distribuído em aeroportos, agências de viagens, bares, restaurantes, Pelourinho (centro histórico) e nos 53 quilômetros da orla de Salvador. Ao final da mensagem, o Cedeca disponibiliza números de telefones para que as denúncias sejam feitas.

A coordenadora do centro, Hélia Barbosa, disse que a entidade não tem dados sobre a exploração sexual infanto-juvenil na Bahia.

"Não temos como quantificar porque as meninas não prestam queixas à polícia e negam a prática da atividade."

Dados da Delegacia Especializada na Repressão de Crimes contra Crianças e Adolescentes revelam que no ano passado (até novembro) foram registrados 132 estupros e 232 atentados violentos ao pudor. No mesmo período de 2001 a delegacia registrou 126 estupros e 207 atentados violentos ao pudor.

Outro dado sobre abuso sexual faz parte de um estudo elaborado pelo Programa de Atendimento Psicossocial do próprio Cedeca. Em cinco anos de existência, o programa registrou 20 queixas de abuso sexual (31 vítimas), sete aliciamentos (14 vítimas) e cinco casos de exploração sexual (sete vítimas).

Segundo a coordenadora, três ministros confirmaram presença em Salvador no lançamento da campanha, no próximo dia 24 -Márcio Thomaz Bastos (Justiça), Jaques Wagner (Trabalho) e Gilberto Gil (Cultura).

Durante o Carnaval, a Bahiatursa (órgão oficial de turismo do Estado) estima a presença de 800 mil turistas somente em Salvador -15% estrangeiros.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página