Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2000 - 19h50

Comissão vota projeto que obriga o uso da língua portuguesa na mídia

Publicidade

da Folha Online

O projeto de lei que pretende obrigar os brasileiros a falar e escrever exclusivamente em português no trabalho, nas escolas e nas campanhas de publicidade dever ser votado nesta semana pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Se aprovado, o projeto promete punir os infratores com multa de até R$ 4,2 mil no casos das pessoas _ e R$ 13,8 mil para as empresas. O autor do projeto, deputado Aldo Rebelo, afirma que se preocupa com o domínio do inglês norte-americano. Ele pretende combater expressões e palavras importadas na produção, consumo e a publicidade, e até aqueles originários da informática, dos modismos e da mídia.

"Estamos a assistir a uma verdadeira descaracterização da língua portuguesa, tal a invasão indiscriminada e desnecessária de estrangeirismos - como 'holding', 'recall', 'franchise', 'coffee-break', 'self-service' - e de aportuguesamentos de gosto duvidoso, em geral despropositados - como 'startar', 'printar', 'bidar', 'atachar', 'database'", afirmou o deputado.

"Que obrigação tem um cidadão brasileiro de entender, por exemplo, que '50% off' quer dizer 50% a menos no preço? Isso não é apenas abusivo; tende a ser enganoso", afirma, reclamando do fato de o Banco do Brasil usar a palavra personal banking para os seus terminais e até do serviço de comunicação da Câmara que usa clipping e newsletter para denominar alguns de seus serviços.

As informações são da Agência PontoEdu.

Leia mais sobre vestibular no Fovest Online

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página