Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2003 - 16h42

Moradores de Caruaru sentem a terra tremer pela 3ª vez no ano

CARLOS FERREIRA
da Folha Online

A terra voltou a tremer na madrugada de hoje em Caruaru (cidade a 135 km do Recife). Os sismógrafos do Departamento de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registraram que o tremor atingiu 1,8 grau na escala Richter.

O abalo de hoje, que aconteceu por volta da 1h, é o terceiro que pôde ser sentido pela população neste ano. O primeiro havia acontecido no dia 21 de janeiro, quando atingiu 2,4 graus, e o segundo, no dia 23 de janeiro, quando atingiu 2,1 grau. Outros abalos foram registrados pelos sismógrafos instalados na região, mas sem relevância.

Não há informações de danos materiais nem de feridos.

Os abalos acontecem porque Caruaru está situada sobre numa área sísmica ativa, sobre uma falha geológica conhecida como alinhamento Pernambuco. O abalo mais forte ocorreu em 1970, quando sismógrafos registraram um tremor de 3,9 graus. Somente no ano passado, mais de mil abalos foram registrados em apenas um mês na cidade. O maior ocorreu em 30 de junho, atingindo 3,5 graus.

Uma cartilha foi elaborada pela prefeitura e distribuída pela cidade no ano passado instruindo os moradores sobre como agir durante um terremoto, o que os provoca, e um histórico dos tremores já ocorridos em Caruaru.

Os técnicos da UFRN matêm três estações sismológicas na cidade para estudar os tremores.

Especial
  • Saiba mais sobre terremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página