Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2010 - 19h21

Blocos animam sábado de muito calor dos cariocas

Publicidade

da Agência Brasil

O sol forte com temperatura em torno de 40º C deve esquentar os dias do carioca até a próxima terça-feira (9), quando uma frente fria chegará ao estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Mas o tempo escaldante não tirou a animação dos foliões que acompanharam neste sábado as dezenas de blocos pela cidade a uma semana do carnaval.

De acordo com a prefeitura do Rio de Janeiro, 116 blocos vão animar as ruas durante o fim de semana. Este ano, o lema é manter a cidade limpa e o desafio é não fazer xixi nas ruas. O município instalou 4 mil banheiros químicos pela zona sul, centro e outros locais de grande concentração de blocos.

Além disso, nas praças, esquinas e cantos de prédios foram afixadas placas com a mensagem "não faça xixi aqui". Aquele que for pego, será detido e levado para a delegacia mais próxima para se explicar.

A folia começou pela manhã, com o desfile do bloco Céu na Terra, no Largo do Curvelo, em Santa Teresa, que, segundo a Polícia Militar, arrastou pelo menos três mil pessoas por várias ruas do bairro.

No começo da tarde, foi a vez do Simpatia é Quase Amor que arrastou milhares de foliões pela orla da Praia de Ipanema, na zona sul. Um deles era o médico Paulo Antônio Soares, que veio de Vitória (ES) para brincar o carnaval de rua no Rio de Janeiro. Muito animado e com uma latinha de cerveja bem gelada na mão, ele disse que espera uma festa bem mais tranquila do que os anos anteriores.

Para ele, as pessoas estão mais conscientes. "Elas estão dando menos importância às histerias de agressividade que todo mundo achava bonito, como bater nos outros. Acho que a população está relacionando carnaval com felicidade e não com violência", afirmou.

Animação

Com uma máscara do famoso personagem do desenho animado Shrek e dizendo estar à procura de sua amada Fiona (namorada de Shrek), o estudante Rafael Moura, de 23 anos, morador da Penha, bairro da zona norte, esbanjava alegria. "A organização do bloco está muito boa, é clima de festa. Tem muita gente bonita, policiamento e muito banheiro químico para ninguém fazer xixi na rua", disse.

Também na zona sul, os foliões seguiram o bloco Chupa mas não Baba pelas ruas do bairro das Laranjeiras. Na Barra da Tijuca, as opções dos foliões foram os blocos o Batuque Digita e Os Homens querem Casar; e em Vila Isabel, na zona norte, a animação foi por conta da banda que leva o nome do bairro e cuja concentração reuniu milhares de pessoas na Rua Vinte e Oito de Setembro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página