Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2010 - 06h50

Vai-Vai fecha primeira noite do Carnaval de SP com enredo sobre futebol

Publicidade

da Folha Online

A Vai-Vai é a última escola a se apresentar no Anhembi neste primeiro dia de desfiles do Grupo Especial de São Paulo. Após conquistar 13 títulos ao longo da sua história, a escola comemora seu aniversário de 80 anos no ano em que a Copa do Mundo chega ao continente africano.

Veja cobertura completa do Carnaval
Saiba o que abre e fecha em São Paulo durante o Carnaval
Saiba como chegar ao sambódromo de SP

Com isso, o enredo leva o futebol para o samba e mistura a história do campeonato com a história da humanidade, narrando desde a primeira Copa do Mundo, em 1930 no Uruguai, mesmo ano da fundação da agremiação.

O desfile começou por volta das 6h50, e a escola terá entre 55 minutos e 65 minutos para atravessar o sambódromo.

"Vamos comemorar os nossos 80 anos de fundação e contar a história desse evento fazendo um paralelo do que ocorreu no mundo nesses 80 anos", disse o carnavalesco Lourival Campos.

Com 15 integrantes, a comissão de frente narra o nascimento da escola. O abre-alas trará três carros acoplados que representam o Império africano e sua religiosidade.

Serão citados fatos importantes da história mundial que influenciaram no campeonato de futebol no decorrer dos anos, como a paralisação da Copa durante a Segunda Guerra Mundial, o aparecimento da laranja mecânica (seleção holandesa) durante a Guerra Fria, a influência do regime militar na Copa da Argentina em 78, entre outros.

Em 1950, o Brasil fez ressurgir a Copa com a construção do maior estádio do mundo, episódio que ficou conhecido como "Maracanaço". Nesta época, surgiram grandes craques, a maioria negros, que fizeram as plateias delirarem com seus dribles e jogadas, como o Pelé.

O segundo carro retrata a Segunda Guerra Mundial, homenageia o escritor Nelson Rodrigues, a Copa de 50 no Brasil, o governo de Juscelino Kubitschek e o progresso do Brasil de 50 anos em 5.

Ainda no segundo setor da escola, as alas vêm repletas de fantasias que remetem ao país sede e ao país campeão de cada Copa.

É na terceira alegoria que o carnavalesco mostra a década de 70, o auge da Guerra Fria, as Alemanhas divididas (Oriental e Ocidental), além dos regimes ditatoriais no mundo.

O auge da administração do brasileiro João Havelange na presidência da Fifa que proporcionou o aumento do número de nações participantes e os sete países campeões são mostrados no quarto carro.

A escola encerra o desfile com o carro "Duplo Jubileu de Carvalho", que é a comemoração dos 80 anos da Vai-Vai e da primeira Copa do Mundo. A alegoria representa a passagem de bastão da Copa da África do Sul para a Copa de 2014, no Brasil.

Com 4.000 integrantes, 30 alas e cinco alegorias, a madrinha da bateria será a apresentadora do programa "Hoje em Dia", da TV Record, Amanda Françoso. Apesar das cores oficiais serem o preto e o branco, as fantasias serão bem coloridas.

"Uma escola que completa 80 anos não pode esperar outra coisa no Carnaval a não ser conquistar o título", afirma o carnavalesco que seja levar o título para a quadra no Bixiga.

Thobias da Vai-Vai, convidou a embaixadora da ONU no combate à mutilação genital feminina, a ex-modelo somali "Waris Dirie, para ser o destaque do carro abre-alas da escola. De acordo com o presidente da agremiação fundada por escravos libertos, a escolha tem tudo a ver com o tema da escola neste ano.

Dirie será a madrinha do camarote da Brahma que faz uma homenagem ao continente africano, neste ano.

"Eu a convidei para sair no nosso abre-alas como destaque principal sendo a 13º coroa, porque aos 80 anos nós temos 13 coroas como o número de títulos no Carnaval paulistano", justificou Thobias. A última vitória da escola foi em 2008.

Desfiles

Antes Vai-Vai, se apresentaram no sambódromo Acadêmicos do Tucuruvi, Imperador do Ipiranga, Leandro de Itaquera, Mancha Verde, Unidos de Vila Maria e Rosas de Ouro.

No sábado é a vez de Águia de Ouro, Tom Maior, Mocidade Alegre, X-9 Paulistana, Gaviões da Fiel Império de Casa Verde e Pérola Negra.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página