Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2010 - 22h37

Com epidemia de dengue, Goiânia (GO) usa bebedouro com soro nos postos de saúde

Publicidade

da Agência Folha

Para ajudar a combater a dengue em Goiânia (GO), a Secretaria de Saúde espalhou no mês passado bebedouros improvisados com soro no lugar de água para hidratar pacientes com suspeita da doença nos 13 postos municipais de saúde.

Governo confirma epidemia de dengue em cinco Estados

A cidade vive uma epidemia de dengue e identificou mais de 15.600 casos até meados de fevereiro, contra 3.400 no mesmo período do ano passado. Há quatro mortes confirmadas.

Segundo a secretaria, as pessoas já começam a tomar o soro --cuja solução vem pronta do Ministério da Saúde-- na sala de espera, antes mesmo de serem diagnosticadas. Todas as unidades do município estão com a medida emergencial.

O epidemiologista José Evoide de Moura, da Universidade de Brasília, disse que os bebedouros são úteis por agilizar a hidratação, maior necessidade dos pacientes com dengue.
Ele alertou, no entanto, que a bebida deve ser administrada sob orientação médica. "Se a pessoa tiver hipertensão ou disfunção renal, pode ter problemas", afirmou. A secretaria diz que distribui o soro com acompanhamento.

A coordenadora de Epidemiologia da Secretaria, Flúvia Amorim, disse que o crescimento de casos da doença na cidade e no Estado --de 4.000 em 2009 para 25 mil neste ano-- se deve ao fato de o mês de fevereiro ser o mais quente dos últimos quatro anos.

O calor, segundo ela, aumenta a natalidade dos ovos do mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue. Outro fator para o aumento é a maior incidência de um subtipo do vírus que não circulava significativamente desde 2002.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página