Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2003 - 04h12

Galo da Madrugada quebra tradição e desfila duas vezes em Recife

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

O Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo, segundo o "Guinness Book", o livro dos recordes, vai quebrar hoje uma tradição de 26 anos e, pela primeira vez, desfilará duas vezes em um mesmo Carnaval.

A decisão foi tomada pela agremiação como forma de homenagear uma rua de Recife, a Concórdia, grande pólo da folia na cidade 50 anos atrás.

O desfile está previsto para começar às 21h, uma hora após o início da concentração, na praça Joaquim Nabuco, a cerca de um quilômetro do centro da cidade.

A rua da Concórdia, que hoje abriga lojas especializadas em materiais elétricos e eletrônicos, foi decorada e iluminada especialmente para o evento.

O bloco, porém, não levará para essa festa a mesma estrutura dos tradicionais desfiles dos sábados de Carnaval, quando arrasta cerca de 1 milhão de pessoas pelas ruas.

Segundo o presidente do Galo, Enéas Freire, 81, a prévia de hoje será animada apenas por um trio elétrico, uma orquestra de frevo e outra de pau-e-corda.

A expectativa, entretanto, é que os foliões ocupem a maior parte dos 900 metros do percurso reservados ao desfile. Ruas próximas foram interditadas.

Sábado

Na festa de sábado, a agremiação desfilará por quase quatro quilômetros. Para animar os foliões, 30 trios elétricos foram contratados para tocar apenas frevo. O investimento total foi de aproximadamente R$ 550 mil.

"A estrutura dos desfiles vai ser diferente, mas a alegria será a mesma", disse Freire. A estátua do galo, símbolo do bloco, afirmou, abrirá as duas festas.

A imagem da ave estará vestida de palhaço para se adequar ao tema deste ano: o circo. "Nos últimos dois anos, as nossas fantasias eram "black tie". Agora vamos mudar tudo", disse Freire.

Além das roupas coloridas, o desfile de sábado vai apresentar novidades, como foliões em pernas-de-pau e carros alegóricos com globo da morte, trapezistas e bonecos de animais.

Durante a festa, a direção do Galo da Madrugada vai conceder três troféus confeccionados há 20 anos a amigos do grupo. Um deles está reservado ao presidente da República, o pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva.

Ônibus

Para viabilizar o desfile do Galo da Madrugada, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte e Trânsito) iniciou um processo de alteração das linhas de ônibus que trafegam no centro da cidade.

O auge das modificações acontecerá amanhã à noite, véspera do evento, quando 171 rotas do transporte coletivo serão alteradas. Após a passagem do bloco, 47 linhas serão normalizadas.

Campanhas educativas para orientar os usuários estão sendo realizadas, mas a confusão com a instalação de paradas provisórias tem gerado reclamações.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página