Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2003 - 18h40

A caminho de SP, Beira-Mar disse que CV continuará onda de terror

Publicidade

MARIO HUGO MONKEN
da Folha de S.Paulo, no Rio

A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio confirmou hoje a informação de que, ao deixar o Rio, na madrugada de quinta-feira, o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, disse que quatro chefes do CV presos em Bangu 1 dariam continuidade às ações violentas iniciadas no Rio na segunda-feira.

Um funcionário do Desipe (Departamento do Sistema Penitenciário) que acompanhou a saída de Beira-Mar do Rio confirmou que o traficante citou os nomes de Marco Antônio da Silva Tavares, o Marquinhos Niterói, Márcio Nepomuceno, o Marcinho VP, Isaías da Costa Rodrigues, o Isaías do Borel, e Marcus Vinícius da Silva, o Lambari.

Segundo esse funcionário, que pediu para não ser identificado, PMs do Bope (Batalhão de Operações Especiais) que escoltaram o traficante até o avião que o levou a São Paulo ouviram do traficante a afirmação de que sua transferência não resolveria nada e que ele continuaria "tocando o terror no Rio".

As ameaças feitas por Beira-Mar confirmam, segundo a polícia, que a ordem para os atentados partiu de dentro do complexo penitenciário de Bangu.

Transferência

A transferência de Beira-Mar foi possível após um acordo entre os ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, da Casa Civil, José Dirceu, e os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e do Rio, Rosinha Matheus (PSB).

Alckmin afirmou que Beira-Mar ficará em São Paulo por 30 dias, conforme acordo com o governo federal. No entanto, Rosinha já avisou que não vai querer o traficante de volta ao Rio.

Presidente Bernardes

A penitenciária de Presidente Bernardes é considerada a mais segura do país. Foi a primeira a ganhar bloqueador de celular.

Os presos não têm contato com outros detentos e ficam sem acesso à rádio ou televisão. As celas da penitenciária são individuais. O banho de sol limitado a uma hora e meia por dia _por grupos de cinco presos.

Inaugurada em abril de 2002, a penitenciária tem capacidade para 160 presos, mas abriga 71 (com Beira-Mar).

Em Presidente Bernardes, o piso tem um metro de concreto, com tapetes de chapas de aço _para evitar fugas. Além das muralhas com oito metros de altura, agentes penitenciários ficam espalhados pelo pátio, alguns com cães treinados.

Os advogados dos criminosos também precisam passar por detectores de metal para entrar no local. As conversas com seus clientes ocorrem por meio de vidros.

Desde que foi inaugurada, a unidade não registrou nenhuma fuga ou tentativa.

A unidade abriga presos considerados perigosos. Os principais líderes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) _como José Márcio Felício, o Geleião, e César Augusto Roris da Silva, o Cesinha_ estão detidos no local.

O sequestrador Wanderson Nilton de Paula Lima, o Andinho, também está detido na penitenciária.

Violência no Rio

Conversas telefônicas interceptadas pela polícia revelam que presos de Bangu ordenavam as ações a criminosos fora das cadeias. As ordens partiriam do CV.

As ações criminosas que atingem o Rio resultaram em ônibus queimados, em supermercados atacados e no fechamento do comércio em alguns bairros.

A aposentada Aury Maria do Canto, 70, uma das vítimas da violência, morreu nesta quinta-feira no hospital Souza Aguiar. Ela estava internada desde a última segunda-feira, quando criminosos atearam fogo em um ônibus em Botafogo.

Para coibir as ações criminosas, atribuídas a traficantes, o governo do Estado deflagrou ontem a operação "Rio Seguro". Vários traficantes já foram mortos em confrontos com a polícia.

As Forças Armadas também entraram em ação ao meio-dia de hoje no Rio para garantir a segurança da população durante o Carnaval. O emprego do Exército foi autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Especial
  • Veja mais sobre o tráfico no Rio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página