Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2003 - 12h32

Evento divulga Carnaval no exterior e ajuda instituições

da Folha Online

O evento Brazilian Ball promove o Carnaval no exterior e arrecada dinheiro para instituições do Brasil e do Canadá. Há 37 anos, Anna Maria de Souza fundou uma ONG em Toronto que divulga a folia brasileira e ajuda as pessoas.

O Brazilian Ball arrecada, por baile, cerca US$ 2 milhões. Segundo Anna Maria, o evento é hoje um dos cinco maiores bailes de gala beneficentes do mundo. No ano passado, a renda foi destinada para o Hospital Saint Michael's de Toronto, famoso por suas pesquisas cardiológicas, e para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Batatais, interior de São Paulo.

"Nosso trabalho tem sido reproduzir, no Canadá, a alegria e descontração que marcam a festa brasileira. E transformamos tudo isso em solidariedade. Fazemos do Carnaval um momento de divertimento e esperança", disse Anna Maria.

Em 2002, um segundo baile foi realizado no Palácio de Versalhes, na França. "Ter podido mostrar a arte brasileira em um monumento histórico e cultural da humanidade como o Palácio de Versalhes foi a consolidação do nosso esforço de divulgar o Carnaval do Brasil", afirmou.

Já está confirmado, para junho de 2004, a realização do baile também em Nova York.

No Rio, um dos eventos dos quais Anna Maria vai participar é o baile do Copacabana Palace, hoje, onde estarão também alguns dos personagens que animaram o Brazilian Ball no ano passado, em Toronto e Paris: bailarinas fantasiadas de pássaros orientais sambando na ponta dos pés, mandarins, uma sambista oriental, modelos caracterizados com roupas da guarda canadense e uma passista "canadaleza", com o bordo, a folhinha da bandeira do Canadá, pintado no próprio corpo.

Ela vai aproveitar sua estada no Rio, até 10 de março, para visitar alguns barracões de escolas de samba. Na volta para o Canadá, ela continua os preparativos do Brazilian Ball 2003, que acontecerá em 26 de abril.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página