Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2003 - 23h51

Mangueira encerra desfile e deixa a avenida para a Beija-Flor

da Folha Online

Cantando a paz a partir da história de Moisés, pela primeira fez sem Dona Zica, a Mangueira, com o enredo "Os Dez Mandamentos - O Samba da Paz Canta a Saga da Liberdade", foi a segunda escola a desfilar pela Marquês de Sapucaí, neste segundo dia de apresentações do Grupo Especial do Rio.

A comissão de frente da agremiação fez uma homenagem a Dona Zica, que faleceu no início deste ano. Os foliões estenderam uma faixa com os dizeres: "Tia Zica, você está aqui".

O coreógrafo Carlinhos de Jesus, como Moisés, fez, durante o desfile, uma encenação teatral sobre o tema do enredo.

A escola entrou na avenida logo após a Tradição, por volta das 22h40. Entre os destaques da Mangueira estavam as cantoras Beth Carvalho e Rosemay, os cantores Zeca Pagodinho e Alexandre Pires e o jogador de futebol Júnior.

O ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, desfilou em uma das alas da agremiação. Segundo ele, Mangueira é a escola de seu coração.

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, não desfilou, mas acompanhou a apresentação de dentro da Marquês de Sapucaí. Segundo o ministro, esta é a quarta fez que ele assiste à Mangueira passar na parte interna da avenida.

Gilberto Gil, que já foi tema da escola mas troce pela Portela, disse que "o desfile da Mangueira é algo muito especial, pois é uma escola muito querida até por quem é de outras agremiações".

A Mangueira encerrou sua participação por volta das 23h50. Na sequência, a Beija-Flor entrou na Sapucaí com o enredo "O Povo Conta a sua História: 'Saco Vazio não Pára em Pé - A Mão que Faz a Guerra, Faz a Paz".

Depois da Beija-Flor passam pela Marquês de Sapucaí a Unidos da Tijuca, a Porto da Pedra, a Mocidade Independente e, por último, a Imperatriz Leopoldinense.

Entre a noite deste domingo e madrugada de hoje passaram pelo sambódromo Santa Cruz, Salgueiro, Grande Rio, Unidos do Viradouro, Império Serrano, Caprichosos de Pilares e Portela.

Três das agremiações contaram a história de grandes nomes do teatro brasileiro ou farão homenagens a ele.

Os desfiles 'culturais' da Viradouro e da Portela foram os destaques da primeira madrugada de desfiles do Rio.

A Viradouro homenageou a atriz Bibi Ferreira, estrela do teatro brasileiro, e a Portela festejou a Cinelândia.


Especial
  • Fique por dentro do Carnaval 2003

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página