Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2003 - 09h13

Escola de samba de Campinas (SP) terá de devolver verba

da Folha de S.Paulo, em Campinas

A escola de samba Acadêmicos da Claridade vai ter de devolver o dinheiro dado pela Prefeitura de Campinas (95 km a noroeste de SP) para este Carnaval por não ter desfilado na avenida Francisco Glicério no último domingo como estava combinado.

A verba para as escolas de samba é repassada pela prefeitura à Lesca (Liga das Escolas de Samba de Campinas), cujo presidente, Carlos Sebastião de Ribeiro, é o mesmo da Acadêmicos da Claridade.

Cada agremiação do Grupo Especial recebeu da prefeitura R$ 14,8 mil.

"Vai ser difícil devolver o dinheiro, gastamos com alegorias e despesas das escolas", disse Ribeiro ontem à tarde.

O carnavalesco disse que tentará pagar a "dívida" com apresentações e shows. "A Claridade é da região do Monte Cristo e Parque Oziel, e a comunidade deve me apoiar."

A devolução está prevista por regulamento, e a prefeitura pretende cumprir a regra.

De acordo com o secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Campinas, Valter Pomar, a coordenação da escola conhece as regras e a secretaria vai cobrar.

"Todas as escolas têm de atender ao mesmo regulamento", disse o secretário.

A escola de samba Acadêmicos de Claridade desfilaria à 1h da madrugada do domingo de Carnaval, com o enredo "Da Barra Funda para o Mundo, Camisa Verde e Branco, o Trevo da Sorte", escrito em homenagem à escola de samba paulistana Camisa Verde e Branco.

Na mesma situação, está a escola de samba Ekyperalta, de Piracicaba, que desistiu do desfile na terça-feira que antecedia o Carnaval. Segundo a Prefeitura de Piracicaba, a escola de samba vai ter de devolver uma quantia de R$ 16,4 mil.

Segundo o presidente da escola de samba piracicabana, Roberto Crivelari, a quantia foi gasta com a compra de materiais e a contratação de mão-de-obra para a confecção de alegorias.

Por isso, segundo ele, não seria possível devolver os recursos investidos pela administração municipal.

Bailes

A programação do Carnaval organizado pela Prefeitura de Campinas continuou ontem com bailes populares organizados em três bairros da periferia de Campinas desde as 16h.

Os bailes foram animados por algumas escolas de samba que integraram os desfiles na avenida Francisco Glicério. A bateria da Acadêmicos da Claridade esteve nos bairros Campos Elíseos e São Domingos _cada um desses locais reuniu cerca de 120 pessoas.

A festa no distrito de Nova Aparecida, região da Vila Padre Anchieta, foi a que teve maior público. Cerca de 3.000 pessoas acompanharam os desfile das escolas de samba Leões de Vila Padre Anchieta e Estrelas D'Alva no local. "É o segundo ano que a escola desfila no bairro, depois da apresentação na avenida. O ano passado também teve um grande público. Esperamos que em todos os anos haja um carnaval animado como este", disse o subprefeito do distrito, Antonio Carlos Artioli.

A Leões da Vila Padre Anchieta se apresentou com cerca de 200 pessoas. A Estela D'Alva contou com as presenças do Rei Momo e da Rainha do Carnaval no desfile de ontem.

A escola Unidos Shangai também se apresentou no bairro São Domingos, além do grupo de samba Nova Face.

Especial
  • Fique por dentro do Carnaval 2003


    Especial
  • Você concorda com a vitória da Gaviões? Vote!
  • Quem será a campeã do Rio? Vote!
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página