Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2003 - 15h15

Turista dá nota 7 à segurança do Rio no Carnaval, diz Fecomércio

ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online, no Rio

O turista que visitou o Rio de Janeiro durante o Carnaval deu nota 7 para a segurança na cidade, de acordo com pesquisa do Instituto Fecomércio (Federação do Comércio do Rio).

Foram entrevistados 653 turistas estrangeiros e nacionais, entre o domingo e a terça-feira de Carnaval. Do total de entrevistados, 52,07% eram turistas nacionais. As notas variavam de 0 a 10.

A pesquisa também mostra que a questão da segurança pública não afetou de forma tão negativa a percepção do turista que veio ao Rio. Segundo o levantamento, 94,03% disseram que recomendariam a cidade a amigos e parentes e 70,29% pretendem voltar no ano que vem.

A cidade foi palco, nos cinco dias que antecederam o feriado prolongado de Carnaval, de atentados, assaltos, tiroteios e incêndios a ônibus. Os crimes, segundo o governo, foram articulados pela facção Comando Vermelho.

Após a onda de violência, o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, integrante do CV, foi transferido para o presídio de Presidente Bernardes, em São Paulo.

O governo estadual também recorreu ao governo federal, que enviou as Forças Armadas para evitar maiores tumultos no Carnaval. A governadora Rosinha Garotinho (PSB) quer que o Exército fique por mais 30 dias.

O governo federal analisa a criação de uma missão de inteligência formada pela Polícia Federal e pelo Exército como medida alternativa à presença de tropas federais. A proposta foi entregue ao ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

Enquanto o governo não encontra um formato final para as ações, as Forças Armadas ficarão mais tempo patrulhando as ruas.

Limpeza

Segundo a pesquisa da Fecomércio/RJ, a pior avaliação dos turistas foi em relação à limpeza urbana (nota 6,7) e a melhor, à receptividade da população (nota 8,9).

Os pontos turísticos mais visitados foram as praias (58,81%), seguidas pelo Corcovado (21,75%), sambódromo (15,01%) e Pão de Açúcar (14,85%).

Especial
  • Veja mais sobre o tráfico no Rio

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página