Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2000 - 18h17

Pernambuco confirma surto de leptospirose em três cidades

Publicidade

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

A Secretaria da Saúde de Pernambuco confirmou nesta quarta-feira a ocorrência de um surto de leptospirose em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, cidades que foram atingidas pelas enchentes ocorridas na semana passada.

Nesses municípios, foram confirmados 88 dos 122 casos registrados da doença desde o início do ano no Estado. Das 29 mortes, 21 ocorreram nessas três localidades.

Com 45 casos e 11 mortes, Recife é o município mais atingido pelo surto. Olinda vem em segundo lugar, com 27 ocorrências e nove mortes. Em Jaboatão dos Guararapes, 16 pessoas contraíram leptospirose e uma morreu.

Só na semana passada foram confirmados 26 casos da doença no Estado, com quatro mortes. Segundo a diretora executiva de epidemiologia da Secretaria Estadual da Saúde, Zuleide Wanderley, existem ainda 30 casos suspeitos sendo investigados.

O número de doentes e mortos este ano em Pernambuco já supera o total registrado em todo o ano passado. Em 99, foram infectadas 52 pessoas no Estado. Desse total, 13 morreram.

A diretora de epidemiologia afirma que as estatísticas deste ano ainda não refletem as enchentes que atingiram 38 municípios na semana passada. "Esses casos são consequência das chuvas ocorridas anteriormente", declarou. Chove em Pernambuco desde abril, depois de três anos de seca.

A leptospirose, transmitida principalmente por meio do contato da pele ou de mucosas com água ou lama contaminada com urina de rato, leva cerca de dez dias para se manifestar.

Com as grandes inundações da semana passada, o Estado já se prepara para uma eventual epidemia, que se caracteriza pela expansão da doença e pela velocidade de disseminação. Os surtos ocorrem em áreas localizadas.

Cerca de 50 leitos em quatro hospitais de referência foram reservados para o atendimento dos pacientes. Os médicos das regiões atingidas estão recebendo um protocolo de conduta para o atendimento de casos suspeitos.

As unidades de saúde estão em alerta. Cartazes educativos estão sendo distribuídos nas empresas de ônibus e nos municípios atingidos pelas cheias.

Até hoje, 54 mil pessoas permaneciam desabrigadas em Pernambuco. Segundo a Defesa Civil, foram confirmadas 22 mortes. O prejuízo estimado pelo governo é de R$ 128,5 milhões.

O rio Sirinhaém transbordou em Barra de Guarabira (120 km do Recife), na parte baixa da cidade, deixando pelo menos 3.000 desabrigados, segundo informações da prefeitura.

Um relatório com a avaliação dos danos provocados pelas chuvas será entregue hoje ao presidente Fernando Henrique Cardoso pelo governador Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Clique aqui para ler mais notícias sobre as chuvas no Nordeste na Folha Online.

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página