Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2003 - 12h11

Internos que faziam limpeza fogem pela porta da frente da Febem

da Folha Online

Dezoito adolescentes infratores fugiram pela porta da frente da unidade 30 da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) de Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Os internos realizavam a limpeza na galeria _área que dá acesso ao portão principal da unidade.

Pelo menos 10 foram recapturados. Um deles seria Weberson de Paula Lima, irmão do sequestrador Wanderson Nilton de Paula Lima, o Andinho. A Febem ainda realizará a identificação dos adolescentes.

Segundo a fundação, os cadeados dos portões não estavam trancados e não havia vigilância no local. Já o sindicato dos funcionários da Febem afirma que um monitor e um segurança foram rendidos.

Segundo o sindicato, um monitor, que estava com os internos, pediu ao segurança para abrir o portão, porque ele precisava ir até a administração. Quando o segurança chegou ao local, os dois foram dominados pelos adolescentes.

Promotores investigam o suposto envolvimento de funcionários na facilitação de fugas e motins. O objetivo seria aumentar o salário com hora extra. Os funcionários negam.

A Febem afastou 34 funcionários de Franco da Rocha, sob suspeita de irregularidades. Vinte e oito ainda respondem a processos administrativos e os demais retornaram ao trabalho, por não haver indícios de que tenham cometido algum crime.

O complexo de Franco da Rocha já registrou, desde o início do ano, 17 motins e oito fugas. No total, 54 adolescentes escaparam e 47 foram recapturados.

A unidade 30 abrigava, antes da fuga, 196 internos e não estava superlotada, segundo a Febem.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página