Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2003 - 13h52

Incêndio em reserva florestal no Rio de Janeiro já dura oito dias

da Folha Online

O incêndio na Reserva Biológica União, no interior do Rio de Janeiro, já dura oito dias. A área afetada, de cerca de 60 hectares, tem focos que ainda se mantêm devido ao tipo de solo turfa, que queima por baixo e favorece a combustão.

O combate ao fogo na reserva ainda não tem previsão de término, pois os focos, embora controlados, produzem bastante fumaça e costumam reacender-se.

Apesar de não operar regularmente, o aviação de combate a incêndio florestal foi acionado experimentalmente em uma operação que durou três dias, para não permitir que as chamas se alastrassem.

A aeronave é equipada com um computador de bordo que controla o fluxo de água de acordo com a área a ser coberta e a distância a que se encontra do solo. Foram despejados 45 mil litros de água na mata

Encontram-se no local 17 homens da Prefeitura de Rio das Ostras, biólogos e funcionários da reserva e ainda 16 bombeiros de Macaé, que utilizam abafadores e bombas manuais de 20 litros, além de abrir aceiros (covas) para isolar as áreas que queimam.

O quartel do Corpo de Bombeiros de Casimiro de Abreu deslocou uma viatura que comporta oito mil litros de água; o quartel de Macaé outra de 30 mil litros, enquanto a Prefeitura de Rio das Ostras cede diariamente dois carros-pipa de 15 mil litros. Na operação, são gastos diariamente 80 mil litros de água.

O balanço parcial registra o uso de 600 mil litros de água no combate ao fogo na reserva.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página