Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2010 - 22h55

Associação suspende voos duplos de asa-delta no Rio

Publicidade

DIANA BRITO
colaboração para a Folha Online, no Rio

A ABVL (Associação Brasileira de Voo Livre) decidiu suspender esta semana os voos duplos de asa-delta e parapente na rampa da Pedra Bonita, em São Conrado, na zona sul do Rio. A medida foi tomada por causa da fiscalização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), pedida pelo MPF (Ministério Público Federal) com o objetivo de impedir voos panorâmicos comerciais fora de cursos ministrados por associações ou clubes de asa-delta.

De acordo com a ABVL, a interdição acontece desde a última quarta-feira (24). A associação afirmou que a fiscalização foi intensificada na região desde a morte do piloto Edvaldo Souza da Silva e de sua cliente Ana Rosa Lapa dos Santos, em 2003.

De acordo com a Anac, apenas voos duplos de instrução são permitidos. O MPF informou também que a legislação permite a atividade apenas para fins de aprendizado.

O MPF informou ainda que o Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica identifica os ultraleves, nos quais se incluem as asas-deltas, como veículos experimentais e tal condição torna impraticável o serviço de passageiros. O órgão disse também que cobrou da associação a instalação de placas na rampa da Pedra Bonita com aviso de que os voos comerciais são proibidos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página