Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2003 - 14h12

Governador descarta transferência de Beira-Mar para o Acre

CAMILO TOSCANO
da Folha Online

O governador do Acre, Jorge Viana (PT), descartou hoje a possibilidade de transferência do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, para o seu Estado, onde está localizado o presídio federal do país.

"Não se enfrenta o problema escondendo presos", afirmou o governador. "Sou contra receber o Beira-Mar".

O traficante, ligado ao CV (Comando Vermelho), foi transferido em 27 de fereveiro de Bangu, no Rio de Janeiro, para o presídio de segurança máxima de Presidente Bernardes (589 km a oeste de SP).

O ministro da Justiça disse ontem, no velório do juiz-corregedor Antônio José Machado Dias, 47, morto na última sexta-feira (14) em Presidente Prudente (565 km a oeste de SP), que Beira-Mar deve sair do Estado e ser transferido para um outro presídio assim que vencer o prazo de permanência acertado com o governador Geraldo Alckmin, de 30 dias.

Viana também se colocou em posição contrária à idéia de construção de presídios em locais distantes de centros urbanos. Segundo ele, não há problemas em construir presídios próximos a grandes cidades.

Beira-Mar é considerado um dos maiores criminosos do país e há rumores de que ele possa estar envolvido no assassinato do juiz-corregedor. O juiz era responsável pelos presos da região, entre eles os da penitenciária de segurança máxima de Presidente Bernardes.

O governador Jorge Viana participa da primeira reunião do Diretório Nacional do PT, que acontece em São Paulo, neste final de semana.

Assassinato

Antonio José Machado Dias foi baleado por ocupantes de um Fiat Uno, que fecharam seu Vectra. Segundo a Polícia Civil, um dos criminosos desceu do carro e atirou quatro vezes contra o juiz. Teria utilizado uma pistola calibre 9mm. Ao menos dois tiros atingiram o juiz -na cabeça e no tórax. O carro de Dias bateu contra uma árvore.

O juiz teria tentado usar o celular ao perceber que seria atacado.

O Fiat usado pelos criminosos foi abandonado nas proximidades. De acordo com informações da delegacia da cidade, o veículo seria furtado.

Desde o ano passado, a polícia tem interceptado planos de atentados contra autoridades que atuaram contra o PCC em represália ao rígido sistema da penitenciária de Presidente Bernardes. Não há confirmação, porém, se Dias teria sido vítima de uma emboscada praticada por facções criminosas.

O juiz havia negado, recentemente, pedido de advogados de Beira-Mar, que queriam visitá-lo na penitenciária antes dos dez dias de isolamento obrigatório aos presos recém-chegados.

Até o momento, nenhum suspeito do crime foi detido. De acordo com informações da delegacia da cidade, moradores da região e pessoas que estavam próximas ao local do crime são ouvidas.

Leia mais
  • Ordem para assassinato pode ter partido de prisão
  • Paulistas querem transferência de Beira-Mar
  • PF manda 30 agentes de elite para Prudente

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página