Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2003 - 08h52

Governo quer desativar cadeias do Estado até 2006

da Folha de S.Paulo, em Campinas

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária promete terminar com o problema do desvio de função de policiais e da precariedade das cadeias até o final deste mandato do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Segundo o secretário Nagashi Furukawa, todas as cadeias do Estado estarão desativadas até 2006, e seus presos transferidos para unidades de detenção provisória espalhadas no Estado.

Com isso, a responsabilidade pelos detentos desses estabelecimentos deixa de ser da Polícia Civil para ser assumida pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária.

Neste ano, porém, a prioridade da secretaria é a desativação das cadeias da capital.

Na região, a única interdição garantida é a da cadeia de Americana (128 km a noroeste de SP), até o fim do mês. Há planos também de construção de um CDP (Centro de Detenção Provisória), em Mogi-Guaçu (172 km a norte de SP), que poderá receber parte dos presos da cadeia de Itapira (176 km a norte de SP), que também já foi interditada.

"Estamos trabalhando para conscientizar os prefeitos a aceitar a construção de CDPs", afirmou o diretor do Deinter 2, Laerte Goffi Macedo.

Para ele, ao mesmo tempo em que os CDPs mantêm os presos da região em um local com segurança apropriada, eles ainda possibilitam a liberação de policiais civis que estão nas cadeias para a investigação. "Que é a real função deles", completou o diretor.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página