Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2003 - 18h57

Governadora e prefeito assinam liberação de empréstimo para o Rio

da Folha Online

A governadora Rosinha Garotinho e o prefeito do Rio, César Maia, assinaram hoje um convênio para repasse de recursos da prefeitura para o Estado, no valor de R$ 230 milhões.

O empréstimo, a ser ressarcido pelo governo estadual no final de novembro, será utilizado para pagamento do funcionalismo.

Os recursos do empréstimo estarão disponíveis em 29 de abril, conforme pedido do governo estadual, e serão devolvidos com os royalties do petróleo em novembro, com desconto na fonte de 17%, o que significa uma liberação líquida no valor de R$ 191 milhões. A utilização da verba repassada é de responsabilidade exclusiva do Estado.

Com o empréstimo, segundo informou a governadora Rosinha Garotinho, a administração estadual ganha fôlego para aguardar o entendimento com o governo federal, o que possibilitará os recursos para reequilibrar as finanças do Estado.

Além do empréstimo, o governo do Estado também autorizou nesta segunda-feira a municipalização da Reserva Florestal do Grajaú, do Parque da Chacrinha, em Copacabana, do Teatro Faria Lima, em Vila Kennedy, e do Teatro Arthur Azevedo, em Campo Grande.

A Prefeitura obteve ainda a cessão do terreno no bairro do Engenho de Dentro, onde será construída uma vila olímpica que servirá aos jogos Panamericanos.

Durante a assinatura do convênio, Rosinha Garotinho aproveitou para antecipar dois assuntos que estão sendo discutidos entre o Estado e o município do Rio de Janeiro: a transferência da área dos presídios da Frei Caneca e uma solução para o lixão existente em Bangu, no entorno do Complexo Penitenciário.

"São dois pontos que estamos amadurecendo. Existe o desejo por parte do nosso governo de tirar o presídio Frei Caneca do Centro do Rio e há um interesse grande da prefeitura em ter a área. O outro ponto diz respeito ao lixão de Bangu, para o qual estamos buscando um entendimento com a administração municipal para acharmos uma solução em conjunto que acabe com a existência de lixões no entorno dos presídios", disse.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página