Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2003 - 17h58

PF do Amazonas prende mexicano acusado de traficar heroína

da Folha Online

A PF (Polícia Federal) do Amazonas prendeu o mexicano José Carlos Fierro Gonzales sob acusação de tráfico internacional de drogas. Os policiais apreenderam aproximadamente 15 quilos de heroína com ele. A prisão foi feita numa base da PF batizada como "Base Anzol" que fica no rio Solimões, a 54 km de Tabatinga.

A droga estava escondida dentro de equipamentos de áudio envolvidas com papel laminado. A perícia realizada a pedido da PF indica que a droga possui alto teor de pureza.

Segundo a PF, equipes realizam trabalhos na região há mais de seis meses para desarticular uma ramificação do cartel de Jalisco no território brasileiro. Os traficantes estariam usando o país para enviar cocaína e heroína produzidas na Colômbia para o México onde seriam "batizadas" e encaminhadas para os Estados Unidos e Espanha.

Segundo a PF, como em fevereiro passado o PM do Amazonas José Carlos Soares Gomes foi preso tentando embarcar no aeroporto de Tabatinga para o México com 15 quilos de cocaína, o tráfico tentou utilizar a rota fluvial.

A Polícia Federal afirma ainda que a operação interrompe a implantação de uma nova rota do tráfico dentro do território brasileiro atingindo "em cheio" o centro do cartel pois Gonzales seria ainda homem de confiança de Ivan Luis Palma, atual líder da organização.

Em Minas Gerais foi pedida a prisão preventiva do colombiano Fernando Canon Moreno. Ele estaria sediado no Estado para receber os transportadores e a droga a serem embarcados para o México. A polícia deve solicitar a prisão de outros dois colombianos suspeitos de fazerem parte da organização.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página