Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2003 - 11h02

Minas envia técnicos e caminhões-pipa para municípios do Rio

da Folha Online

O governo de Minas determinou o envio de caminhões-pipa para os municípios do Rio que tiveram o abastecimento de água interrompido por causa do rompimento da barragem de contenção de rejeitos tóxicos de Cataguases.

O vazamento, no último sábado, contaminou os rios Pomba e Paraíba do Sul, afetando municípios do norte e noroeste fluminense.

A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) também enviou uma equipe de técnicos para o Rio para analisar os problemas causados pelo desastre ecológico.

Entre as substâncias químicas tóxicas que vazaram da represa estão soda cáustica, chumbo, enxofre, lignina, hipoclorito de cálcio, sulfeto de sódio e antraquinona, além de outros metais, utilizadas na fabricação de papel.

Os municípios que tiveram os abastecimento interrompidos são Miracema, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Portela, Cambuci e São Fidélis. O município de Campos também pode ser atingido.

Foi registrada mortandade de animais, entre peixes, gado, capivaras e cães, que consumiram a água contaminada.

O Batalhão Florestal da Polícia Militar do Rio multou ontem a empresa Cataguases Papel, no valor de R$ 50 milhões, pelo vazamento. A Cataguases não se pronunciou sobre o caso.

Leia mais
  • Indústria Cataguases não se pronuncia
  • Ministra defende punição para responsáveis
  • Outra barragem ameaça romper em MG

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página