Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/04/2010 - 07h12

Moradores de SP reclamam de demora para tirar passaporte; PF monta postos em 2 shoppings

Publicidade

TATIANA SANTIAGO
colaboração para a Folha

Quem precisa tirar ou renovar o passaporte tem encontrado dificuldade para agendar uma entrevista nos postos da Polícia Federal em São Paulo. Os usuários reclamam que o sistema não mostra datas disponíveis durante o agendamento pela internet. Para atender a demanda e tentar minimizar os problemas, mais dois postos de atendimento serão instalados na Grande São Paulo.

A professora de inglês Glenda Trindade, 45, tenta desde o dia 5 de abril, sem sucesso, agendar uma data para renovação do passaporte da filha de 9 anos, no site da PF (o www.dpf.gov.br). Elas pretendem viajar para os Estados Unidos em junho para visitar os familiares.

A professora conta que viaja sempre para o exterior e que gostaria de levar a menina para visitar o tio, que sofre de uma doença degenerativa e está em fase terminal. "Mesmo tirando passaporte, acho que não vou conseguir mais levar minha filha, pois ainda tenho que tirar o visto", lamenta.

O marido de Glenda, o diretor de tecnologia Carlos Alberto Costa, 42, está com o passaporte vencido desde fevereiro e pode ter que viajar a trabalho a qualquer momento. "Meu passaporte venceu em fevereiro, estamos no fim de abril e ainda não consegui renovar. Não dá para entender como a gente tem que passar por isso nesse país", diz Costa.

O advogado Antonio Curiati Junior, 42, diz que já pagou a taxa referente à emissão do passaporte e preencheu o cadastro na internet diversas vezes, mas não consegue programar o agendamento, pois nenhuma data fica disponibilizada no sistema. Após ligar no 0800, ele foi informado de que o sistema está com problema e foi orientado a tentar diariamente.

Já o engenheiro Jonathan Rangel, 25, se antecipou para renovar o documento, que vence apenas em novembro. "Tento desde o dia 25 de março agendar uma data no site da PF e não consigo. Viajo muito para o exterior e o difícil é explicar para as pessoas lá fora que não posso programar uma viagem pois não consigo renovar meu passaporte", justifica.

Postos

A partir deste sábado, a PF vai instalar dois postos de atendimento em dois shoppings da Grande São Paulo para emitir passaportes.

No Shopping ABC, o posto funcionará por seis sábados, das 10h às 20h. O outro posto será no Shopping Ibirapuera e funcionará também aos sábados, das 10h às 18h, pelo período de 40 a 60 dias (exceto 1º de maio). A previsão da PF é fazer 120 atendimentos por dia neste posto.

Na Superintendência da PF, na Lapa (zona oeste), o horário de funcionamento foi ampliado e passou a ser das 7h às 19h. Segundo a PF, a medida ampliou a capacidade diária em cerca de cem pessoas.

Outras medidas para a ampliação de atendimento nos postos dos shoppings Alphaville e Tatuapé e no aeroporto de Cumbica (Guarulhos) estão em estudo, segundo a PF.

A PF lembra que não existe necessidade de passaporte para viajar para alguns países da América do Sul como a Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai. Esses países assinaram um convênio onde as cédulas de identidade (com menos de 10 anos de emissão) são aceitas como documento de viagem.

Demora

De acordo com a Polícia Federal, a demora ocorre devido à substituição da empresa prestadora de serviços que reduziu a capacidade de atendimento por dois meses --durante fevereiro e março--, gerando um acúmulo para as datas seguintes.

Caso o usuário não encontre data disponível para agendamento na internet, a orientação é que ele compareça à Superintendência Regional da Polícia Federal na Lapa, localizada na rua Hugo D'Antola, 95, 15 dias antes da viagem, com a passagem aérea e documentos necessários em mãos.

Segundo a PF, nesses casos, o atendimento irá ocorrer independentemente do agendamento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página