Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2003 - 21h22

Mancha negra chega ao Espírito Santo

da Folha Online

A mancha negra de produtos tóxicos que vazaram de um de antigo reservatório da indústria de papel e celulose Cataguazes (MG) chegou hoje ao Estado do Espírito Santo. A mancha ameaça pelo menos 100 quilômetros de costa.

Segundo a chefe do Ibama na região de Campos, Rosa Maria Castello Branco, a mancha negra foi vista no município de Presidente Kennedy, que fica na divisa com o Estado do Rio e os municípios fluminenses de São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Campos.

Técnicos do Ibama sobrevoaram a região num helicóptero da Marinha.

A mancha ameaça a cidade capixaba de Marataízes e pode afetar o projeto Tamar _que monitora a desova de tartarugas na Bacia de Campos e no litoral do Espírito Santo.

O gerente-regional da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas no Norte Fluminense, Alan Carlos Vieira Vargas, disse hoje que pelo menos 100 lagoas estão em áreas de risco na região atingida pelo desastre ambiental.

No Rio, os rios Pomba e Paraíba do Sul, responsáveis pelo abastecimento das regiões Norte e Noroeste do Estado, foram contaminados por dejetos químicos que vazaram de Cataguazes.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página