Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2003 - 23h09

Incêndio atinge construções dos séculos 17 e 18 em Ouro Preto

da Folha Online
da Agência Folha, em Belo Horizonte

Um incêndio destruiu na noite desta segunda-feira um conjunto de construções históricas na principal praça de Ouro Preto, em Minas Gerais. Construções dos séculos 17 e 18 foram atingidas. Não há informações sobre feridos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo teria começado no segundo andar de um casarão da praça Tiradentes que abrigava o antigo hotel Pilão e duas lojas. O incêndio, iniciado por volta das 18h, provocou o desabamento do casarão.

O fogo, de causas ainda desconhecidas, se espalhou com facilidade. Os bombeiros afirmam que não houve como controlar as chamas porque as casas eram feitas de material altamente inflamável, como pau-a-pique e assoalhos de madeira.

Nas casas destruídas funcionavam uma joalheria, um café, uma loja de artesanato, uma farmácia, uma loja de móveis e um hotel na parte superior.

A rede de hidrantes da cidade foi insuficiente para controlar o incêndio. Carros-pipa de empresas privadas foram chamados para ajudar a debelar as chamas.

Guarnições do Corpo de Bombeiros das vizinhas Belo Horizonte, Mariana e Itabirito também foram acionadas.

De acordo com os bombeiros, equipes realizam a operação rescaldo.

Algumas casas na rua do Ouvidor, próxima à praça, também foram atingidas pelo calor das chamas e apresentavam pequenos focos de fogo.

Os trabalhos da perícia deverão ser iniciados na manhã desta terça-feira.

Patrimônio cultural ameaçado

Ouro Preto está ameaçada de perder o título de patrimônio cultural da humanidade desde o ano passado por causa da descaracterização do seu conjunto arquitetônico. A cidade está passando por avaliação do Icomos (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios).

Os principais problemas encontrados são a ocupação desordenada das encostas, tráfego pesado no centro histórico, obras irregulares e infra-estrutura de saneamento precária.

Em novembro do ano passado, um caminhão desgovernado atingiu e destruiu parcialmente um chafariz de 300 anos.

Em 1980, Ouro Preto foi a primeira cidade a conquistar o título. Hoje, o Brasil possui 17 sítios (nove urbanos e oito naturais) considerados patrimônios da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).


Leia mais
  • Controlado incêndio em centro histórico
  • Incêndio destrói casarão


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página