Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2010 - 07h31

Empresa imprime alerta contra cobrança de taxa para recarregar Bilhete Único

Publicidade

ANDRÉ MONTEIRO
da Reportagem Local

A Ponto Certo, maior rede credenciada para o serviço de recarga do cartão Bilhete Único em São Paulo, começou a imprimir uma alerta em seus comprovantes: "É proibida a cobrança de taxas para recarregar Bilhete Único. Denuncie 156 ou 3351-2123".

Comerciantes cobram taxa para recarregar cartão

Reprodução

A iniciativa, que tem o apoio da SPTrans (empresa que gerencia o transporte coletivo na cidade), ocorre após reportagem da Folha mostrar que comerciantes decidiram cobrar uma "taxa de segurança" de R$ 0,50 para recarregar o cartão utilizado no transporte coletivo da Grande São Paulo.

A prática é vetada pela SPTrans, mas os lojistas alegam que a cobrança é feita para compensar pagamento baixo e eventuais prejuízos com assaltos.

De acordo com a Ponto Certo, que diz operar 12 mil pontos de recarga, o objetivo do alerta no recibo é "criar uma comunicação com o usuário, reforçar e alertar o usuário de que não se pode cobrar nada dele pela recarga".

A SPTrans diz que somente os comprovantes desta credenciada apresentam o aviso, que "contribui para o esforço da SPTrans de combater qualquer tipo de cobrança pelo serviço de recarga do Bilhete Único".

A empresa afirma que "em todos os casos comprovados, os comerciantes que faziam a cobrança ilegal foram descredenciados". Além dos telefones, o usuário pode denunciar a cobrança irregular pela internet.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página