Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2000 - 20h19

Relator da ONU chega ao Brasil para apurar denúncias de tortura na Febem

Publicidade

LUANA GARCIA
da Folha Online

O relator especial do comitê contra tortura da ONU (Organização das Nações Unidas), Nigel Rodley, estará em São Paulo no próximo dia 23 para elaborar um relatório a respeito de denúncias de maus-tratos em distritos policiais e unidades da Febem (Fundação do Bem Estar do Menor).

De acordo com Ariel de Castro Alves, coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos, o relator se reunirá com entidades, mães e promotores de Justiça que reintegrarão as denúncias encaminhadas à organização pelo próprio movimento e à alta comissária de direitos humanos da ONU, Mary Robinson.

Robinson esteve no Brasil no dia 17 de maio e recebeu do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, deputado Renato Simões (PT), uma série de denúncias apontando ilegalidades na Febem.

A alta comissária chegou a levar o caso ao governador Mário Covas (PSDB) durante um almoço no Palácio dos Bandeirantes. O teor do encontro não foi revelado pela ONU nem pelo governo paulista. Na ocasião, Mary Robinson disse apenas que ficou muito preocupada com a situação das crianças brasileiras.

"Rodley trará um posicionamento oficial da ONU sobre as denúncias de tortura que vêm sendo feitas contra a Febem nos últimos tempos", afirma Alves.

Segundo ele, serão entregues ao relator outros dossiês a respeito da entidade, especificamente sobre a situação na unidade da Febem de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo.

Em uma rebelião na unidade na madrugada desta sexta-feira, o menor V.L., 17, morreu. Ele foi assassinado por volta de 22h30 a golpes de estilete. Depois, seu corpo foi levado para o teto da unidade e queimado pelos menores.

Outros cinco internos e 11 monitores ficaram feridos. Segundo os funcionários, o estado de um dos funcionários é grave.

Leia mais sobre a crise na Febem de SP na Folha Online

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página