Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2003 - 17h15

Prefeito decreta luto oficial em Cabo Frio (RJ)

da Folha Online

O prefeito de Cabo Frio (154 km do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos), Alair Corrêa, decretou luto oficial na cidade em homenagem às 12 pessoas mortas no naufrágio de um barco de turismo no início da tarde de hoje.

Além disso, Corrêa cancelou todos os shows programados para hoje e amanhã na praia do Forte --a principal da cidade.

A governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho (PSB), não foi a Cabo Frio, mas enviou o secretário estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Alberto de Carvalho.

Acidente

O barco "Tona Galea" levava entre 40 e 60 pessoas e adernou no canal de Itajuru, entre a ilha do Papagaio e a ilha Comprida --nas proximidades da praia do Forte-- perto das 11h de hoje.

Segundo a Capitania dos Portos, o barco tinha capacidade para 58 passageiros. A Capitania informou que a embarcação tinha permissão para transportar turistas, mas, no entanto, não soube informar se estava superlotada.

Na hora do acidente o mar estava agitado e com rajadas de ventos de 45 nós (cerca de 85 km por hora).

Vítimas

Pelo menos 12 pessoas morreram no acidente. Todas as vítimas são mulheres, entre elas uma criança de 10 anos e uma jovem de 18 anos. Outras cinco pessoas continuam desaparecidas.

Os corpos foram levados para o iate clube da cidade e, posteriormente, para o IML (Instituto Médico Legal).

O coronel Rogério Ornelas, do Corpo de Bombeiros de Cabo Frio, disse que duas equipes dos bombeiros estão realizando buscas debaixo d'água pois pode haver corpos presos ao barco. Um helicóptero do Grupamento de Buscas e Salvamento do Corpo de Bombeiros faz uma busca sobre a superfície.

Maior acidente

O acidente de hoje foi o maior em número de mortos no litoral carioca desde o naufrágio do Bateau Mouche, em 1988, quando morreram 55 pessoas. Em 1994, nove pescadores morreram em Arraial do Cabo, distrito de Cabo Frio, após um acidente com o pesqueiro "Tunamar".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página