Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2003 - 14h27

Tráfico de drogas é a principal forma de violência, mostra pesquisa

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

Segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje, o tráfico de drogas é a forma de violência que mais preocupa o brasileiro, com percentual de 32,7%, seguido por assaltos em casa ou na rua, com 28,6%.

Na pesquisa anterior, realizada em fevereiro de 2002, a maior preocupação eram os assaltos em casa ou na rua (29,6%), seguido pelo tráfico de drogas (27,5). O percentual de entrevistados que não soube ou não respondeu é de 4,6%.

Foram ouvidas 2.000 pessoas, em 195 municípios, entre os dias 17 e 19. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Para o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), o vice-governador de Minas Gerais, Clésio Andrade (PL), a divulgação de crimes em família e de atos atribuídos ao tráfico, como as ações violentas no Rio, provocaram a inversão do resultado em comparação com a pesquisa anterior.

Vítimas

De acordo com a pesquisa, todas as classes sociais são alvos da violência (64,9%). No entanto, 19,9% consideram os pobres as maiores vítimas, 6,7% consideram os ricos e 5,6% apontam a classe média como a principal afetada. O percentual de entrevistados que não soube ou não respondeu é de 3%.

O desemprego foi apontado como a principal causa da violência (31,8%), seguido pelo tráfico de drogas (29,3%), a miséria (15,9%), falta de autoridade dos governantes (12,2%) e corrupção (8%). O percentual de entrevistados que não soube ou não respondeu é de 2,9%.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página