Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2003 - 00h13

Garotinho atribui violência ao modelo econômico brasileiro

da Folha Online

O secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, responsabilizou o modelo econômico vigente no país pela situação de violência em vários Estados.

Segundo o secretário, "o modelo econômico concentrador de riquezas favorece o sistema financeiro, mas deixa de criar postos de trabalho, com menor oportunidade de emprego, jogando na exclusão social uma quantidade enorme de pessoas que funcionam como massa de manobra e material humano que acaba servindo primeiro à deliquência e depois ao crime organizado". Garotinho disse ainda que somente na região metropolitana do Rio, onde existem cerca de 10 milhões de pessoas, 700 mil são vítimas das drogas.

O secretário também afirmou que, em consequência disso, os Estados estão enfrentando um novo tipo de crime para o qual não estão preparados. "Trata-se do crime contra o estado democrático de direito."

Garotinho acredita que com a cooperação do governo federal, o Estado do Rio vai agir com mais eficiência, colocando em prática ações inteligentes e recursos tecnológicos na luta contra a criminalidade.

As declarações foram dadas durante o seminário "Violência e Segurança Pública", aberto nesta quinta-feira (8), na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

Com Agência Brasil
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página