Publicidade
Publicidade
15/08/2000
-
18h36
da Folha Online
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Cláudio de Senna Frederico, disse, por meio de sua assessoria de imprensa, na tarde desta terça-feira (15), que não é possível calcular o tempo que o freio pneumático de um trem consegue segurar a composição. Segundo ele, o sistema pode evitar que um trem se locomova tanto por uma hora quanto por um dia.
O secretário havia dito, na semana passada, que os freios movidos a ar deveriam segurar o trem por cinco horas. Na manhã de hoje, em depoimento à polícia, o superintendente de operações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Nilton Herculin, disse que os freios pneumáticos da composição 127 deveriam segurar o trem por até 12 horas, contradizendo a primeira informação do secretário.
No dia 28 de julho, após ser paralisado por falta de energia, o trem 127 da CPTM, mesmo com os freios pneumáticos e de estacionamento acionados, perdeu o controle e bateu na composição estacionada na estação de Perus, zona noroeste de São Paulo, matando 9 pessoas e ferindo outras 104.
Sindicância da CPTM apontou o maquinista do trem 127, Osvaldo Pierucci, como o responsável pelo acidente porque ele não teria calçado a composição.
O delegado Edvaldo Faria, titular do 46ºDP (Perus), que ouviu Herculin, e o promotor criminal Airton Negrão, disseram acreditar que o acidente não foi causado por falta de calço.
O delegado aguarda resultado da perícia do IC (Instituto de Criminalística) do Estado de São Paulo sobre os freios do trem. O laudo deve sair dentro de 15 dias.
Clique aqui para ler mais notícias sobre o acidente em Perus na Folha Online.
Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online
Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
Secretário diz que não é possível calcular tempo de funcionamento de freios de trem
Publicidade
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Cláudio de Senna Frederico, disse, por meio de sua assessoria de imprensa, na tarde desta terça-feira (15), que não é possível calcular o tempo que o freio pneumático de um trem consegue segurar a composição. Segundo ele, o sistema pode evitar que um trem se locomova tanto por uma hora quanto por um dia.
O secretário havia dito, na semana passada, que os freios movidos a ar deveriam segurar o trem por cinco horas. Na manhã de hoje, em depoimento à polícia, o superintendente de operações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Nilton Herculin, disse que os freios pneumáticos da composição 127 deveriam segurar o trem por até 12 horas, contradizendo a primeira informação do secretário.
No dia 28 de julho, após ser paralisado por falta de energia, o trem 127 da CPTM, mesmo com os freios pneumáticos e de estacionamento acionados, perdeu o controle e bateu na composição estacionada na estação de Perus, zona noroeste de São Paulo, matando 9 pessoas e ferindo outras 104.
Sindicância da CPTM apontou o maquinista do trem 127, Osvaldo Pierucci, como o responsável pelo acidente porque ele não teria calçado a composição.
O delegado Edvaldo Faria, titular do 46ºDP (Perus), que ouviu Herculin, e o promotor criminal Airton Negrão, disseram acreditar que o acidente não foi causado por falta de calço.
O delegado aguarda resultado da perícia do IC (Instituto de Criminalística) do Estado de São Paulo sobre os freios do trem. O laudo deve sair dentro de 15 dias.
Clique aqui para ler mais notícias sobre o acidente em Perus na Folha Online.
Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online
Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Sem PM nas ruas, poucos comércios e ônibus voltam a funcionar em Vitória
- Sem-teto pede almoço, faz elogios e dá conselhos a Doria no centro de SP
- Ato contra aumento de tarifas termina em quebradeira e confusão no Paraná
- Doria madruga em fila de ônibus para avaliar linha e ouve reclamações
- Vídeos de moradores mostram violência em ruas do ES; veja imagens
+ Comentadas
- Alessandra Orofino: Uma coluna para Bolsonaro
- Abstinência não é a única solução, diz enfermeira que enfrentou cracolândia
+ EnviadasÍndice