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16/08/2000
-
17h34
FABIANE LEITE
MILENA BUOSI
da Folha Online
O deputado estadual Carlos Zaratini (PT) conseguiu o número de assinaturas necessárias para protocolar pedido para que seja aberta uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre a colisão de dois trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no dia 28 de julho. No acidente, nove pessoas morreram e outras 104 ficaram feridas.
O pedido de investigação questiona as condições de manutenção e operação da CPTM, o destino de investimentos do Estado e as medidas tomadas para privatizá-la.
"É muito fácil para o secretário dos Transportes (Cláudio de Senna Frederico) colocar a culpa no maquinista", disse Zaratini. "Precisamos ver como é organizada a CPTM, como é feito o treinamento dos funcionários, a manutenção e também os investimentos."
O deputado justificou, no requerimento da CPI, que o choque de trens demonstra que "as condições de operação e manutenção do serviço público ferroviário metropolitano continuam extremamente precárias, colocando em risco diariamente a vida de milhares de usuários".
Apesar de membros de partidos que têm maioria na Assembléia Legislativa e apóiam o governador Mário Covas não terem assinado o requerimento da CPI, o deputado disse acreditar que ela pode ser aprovada. "É um processo de pressão. A população tem de ficar em cima", afirmou.
Esclarecimentos
A Comissão de Fiscalização e Controle da Assembléia convocou o presidente da CPTM, Oliver Salles de Lima, para prestar esclarecimentos amanhã sobre investimentos que foram feitos na companhia.
Lima já admitiu que 20% das 350 composições da CPTM não estão em boas condições.
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Deputado consegue assinaturas necessárias para CPI sobre acidente da CPTM
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MILENA BUOSI
da Folha Online
O deputado estadual Carlos Zaratini (PT) conseguiu o número de assinaturas necessárias para protocolar pedido para que seja aberta uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre a colisão de dois trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no dia 28 de julho. No acidente, nove pessoas morreram e outras 104 ficaram feridas.
O pedido de investigação questiona as condições de manutenção e operação da CPTM, o destino de investimentos do Estado e as medidas tomadas para privatizá-la.
"É muito fácil para o secretário dos Transportes (Cláudio de Senna Frederico) colocar a culpa no maquinista", disse Zaratini. "Precisamos ver como é organizada a CPTM, como é feito o treinamento dos funcionários, a manutenção e também os investimentos."
O deputado justificou, no requerimento da CPI, que o choque de trens demonstra que "as condições de operação e manutenção do serviço público ferroviário metropolitano continuam extremamente precárias, colocando em risco diariamente a vida de milhares de usuários".
Apesar de membros de partidos que têm maioria na Assembléia Legislativa e apóiam o governador Mário Covas não terem assinado o requerimento da CPI, o deputado disse acreditar que ela pode ser aprovada. "É um processo de pressão. A população tem de ficar em cima", afirmou.
Esclarecimentos
A Comissão de Fiscalização e Controle da Assembléia convocou o presidente da CPTM, Oliver Salles de Lima, para prestar esclarecimentos amanhã sobre investimentos que foram feitos na companhia.
Lima já admitiu que 20% das 350 composições da CPTM não estão em boas condições.
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