Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2003 - 22h04

Pacientes no PE perdem a visão após uso do gel OFT Visc

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

Três pessoas submetidas a cirurgias de catarata em Pernambuco perderam a visão supostamente em consequência da utilização pós-operatória do gel oftalmológico OFT Visc, produto interditado para uso e comercialização pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Segundo o secretário executivo de saúde da secretaria, Gentil Porto, as vítimas --dois homens e uma mulher-- perderam a visão de um olho em consequência de inflamação seguida de infecção no interior do globo ocular.

Porto diz que os exames realizados nas vítimas não apontaram erro médico nem falhas nos procedimentos médicos. "Não tem outra explicação, a não ser o uso do medicamento", afirmou.

Um comitê formado por especialistas designados pela Secretaria Estadual da Saúde identificou até agora 24 casos suspeitos de reação ao gel em Pernambuco.

Dos oito pacientes já examinados, disse Porto, cinco apresentaram alguma sequela, mas não correm risco de perder a visão.

A partir da próxima semana os especialistas examinarão os outros 16 pacientes. Até agora não foi encontrado nenhum caso no Estado envolvendo o uso de outro gel suspeito de provocar cegueira, o Methyl Lens Hypac 2%, também proibido pela Anvisa. Nenhum lote do produto teria sido vendido em Pernambuco.

Todos os pacientes em investigação foram operados em hospitais de Garanhuns, Petrolina e Carpina, no interior do Estado. As equipes médicas ou hospitais eram credenciadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Especial
  • Leia mais notícias sobre riscos de medicamentos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página