Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/07/2003 - 09h01

PM começará a multar motoristas em São Paulo na segunda-feira

da Folha Online

Os policiais militares começarão a aplicar multas de trânsito municipais em São Paulo na próxima segunda-feira (7). A autorização foi publicada ontem no "Diário Oficial" do município. A PM multará e receberá por "produtividade".

A volta da polícia na fiscalização do trânsito foi acertada em convênio firmado entre a prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública em maio.

Pelas regras da parceria, a PM receberá R$ 38,14 da prefeitura para cada multa aplicada por integrantes da corporação. Esse valor só diminui após 60 mil infrações no mês.

Ele se aproxima daquele que recebem as operadoras de lombadas eletrônicas de controle da velocidade em São Paulo. O restante pago pelos motoristas ficará nos cofres municipais.

Volta

Greg Salibian/Folha Imagem

PM voltará a multar motoristas em São Paulo
Desde março de 2002, quando o CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) foi extinto, apenas os fiscais da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) podiam multar os motoristas por infrações relacionadas ao município, como passagem em semáforo fechado, estacionamento irregular e ultrapassagem de limite de velocidade.

A PM nunca deixou de aplicar multas de responsabilidade do Estado, como condições de segurança dos veículos e habilitação dos condutores.

Talões

Os talões de multa serão distribuídos aos policiais a partir de hoje. Os 896 PMs habilitados a fiscalizar o trânsito passaram por um curso, no mês passado, sobre o Código de Trânsito Brasileiro.

Atualmente, a CET tem 2.500 fiscais aptos a multarem, sendo 2.000 "marronzinhos" e 500 vendedores de talões de zona azul.

Segundo a prefeitura, novos policiais serão treinados e liberados para aplicar multas.

Leia mais
  • Cobrança de multa atrasada é ilegal, diz técnico
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página