Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2003 - 03h01

Garotinho passa o comando da pasta da Segurança para o seu sub

SERGIO TORRES
da Folha de S.Paulo, no Rio

O subsecretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Itagiba, assumiu o comando de todas as ações nessa área no governo do Rio. O ex-governador Anthony Garotinho continua secretário, mas sem função administrativa.

Por exigência legal, a nova estrutura da Secretaria Estadual de Segurança foi detalhada no "Diário Oficial" da última sexta, no capítulo "Atos do Poder Executivo". O governo não divulgou as modificações em seu noticiário, distribuído à imprensa, como ocorre normalmente com os atos mais importantes da administração.

O decreto da governadora Rosinha Matheus (PSB), mulher de Garotinho, dá à Subsecretaria Geral de Segurança Pública o controle das assessorias técnicas da PM (Polícia Militar) e da Polícia Civil e das três subsecretarias antes subordinadas diretamente a Garotinho (administrativa, inteligência e planejamento e integração operacionais).

O texto com as novas atribuições de Itagiba informa que compete à secretaria "formular, planejar e executar, por intermédio da Subsecretaria Geral de Segurança Pública e órgãos a ela subordinados", toda a "política de segurança pública do Estado".

Garotinho assumiu a secretaria no dia 28 de abril e convidou Itagiba, até então superintendente da PF (Polícia Federal) no Rio, para ser o subsecretário-geral, cargo até então inexistente. Dois meses e dez dias após a posse, passa a Itagiba o comando das tarefas policiais, mas fica no cargo para propor ações e projetos, cobrar desempenho e acompanhar os índices de criminalidade.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página