Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2000 - 17h14

Preso teria dito à CPI que morreria na penitenciária da Papuda

Publicidade

MILENA BUOSI
LUANA GARCIA
da Folha Online

O preso Ananias da Silva, que foi morto no último domingo à tarde dentro do Complexo Penitenciário de Brasília (Papuda), teria dito em depoimento à CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), que investiga o roubo de cargas no país, que seria morto dentro da penitenciária.

"Espero que eu possa sair do presídio", disse Ananias à CPMI, após ser pressionado por integrantes da comissão. A frase foi uma resposta ao deputado Pompeu de Mattos (PDT-RS), integrante da CPMI.

"Ele comentou que algumas empresas transportadores de cargas eram de 'fachada', mas não dizia quem, nem quando, nem onde", afirmou o deputado.

"Falei para ele que, se ele não falasse, poderia estar condenado à morte. Ele ficou muito nervoso, enlouqueceu e disse aquilo", afirmou o deputado. Mattos disse que, no momento, achou que a afirmação de Ananias era uma ameaça à ele. "Hoje sei que ele estava sinalizando que iria morrer lá (na penitenciária)."

De acordo com o deputado, em seu depoimento, Ananias não acrescentou muito às investigações.

Mattos afirmou que as investigações da CPI do Narcotráfico, da qual foi relator, não chegaram à conclusão de que ele estaria envolvido com o ex-deputado federal Hildebrando Pascoal ou com o ex-deputado estadual José Gerardo. Os dois estão presos.

Segundo o deputado, Ananias fazia parte de uma das maiores quadrilhas de roubo de cargas e morte de caminhoneiros do país.

O complexo penitenciário é formado pelo presídio da Papuda -com capacidade para 600 detentos e que hoje está com 1.200- e por outros seis núcleos de custódia, chamados de colônias penais agrícolas (CPA), que contam com 1.807 detentos.

Segundo apurou a Folha Online, o complexo vinha registrando constantes brigas de presos no último mês.

Segundo o deputado Alírio Neto (PPS), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Distrital de Brasília, a rebelião que resultou na morte de 11 presos hoje teria sido motivada pela morte de Silva.

Clique aqui para ler mais notícias sobre os presos mortos no presídio da Papuda na Folha Online

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página