Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2003 - 11h50

São Sebastião quer atrair turistas no inverno

ELIANE MENDONÇA
da Folha de S.Paulo, em São Sebastião

Um grupo de 42 empresários de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, declarou guerra ao turismo sazonal neste inverno. Eles pretendem atrair turistas durante o período apresentando variadas opções de lazer para quem quer descansar longe da badalação e da aglomeração de regiões como a de Campos do Jordão --principal destino dos paulistanos que saem da capital nesta época.

O projeto chamado Costa dos Alcatrazes conseguiu reunir donos de estabelecimentos que estão espalhados em uma faixa de 25 quilômetros, entre as praias de Boracéia e Boiçucanga, na costa sul de São Sebastião.

Uma extensa programação foi preparada para o lançamento da idéia -de eventos culturais e musicais até a gastronomia refinada, que pode atender às expectativas do público mais exigente.

Há ainda as opções de passeios náuticos e de ecoturismo, que dão ao turista a oportunidade de explorar a costa sul de São Sebastião sob uma nova ótica: como um lugar que oferece, além dos banhos de mar, um cenário composto pelas montanhas da serra do Mar, o clima de inverno e a beleza das praias.

Nos dias 24, 25 e 26, por exemplo, haverá shows de música eletrônica, de rock clássico e de blues no shopping Monjolo, na praia de Juqueí. A partir de amanhã até o dia 27, começa a Semana do Mar, quando serão realizados diversos cursos de gastronomia, como o de especialização em peixes. Este será feito na terça-feira, na praça do Pôr-do-Sol, praia de Boiçucanga, e custará R$ 80 (R$ 20 de desconto para hóspedes de hotéis e pousadas associadas).

Toda a programação --cultural, gastronômica, musical, náutica, de relaxamento--, além dos endereços e telefones dos estabelecimentos, pode ser conferida na página da internet www.costa dosalcatrazes.com.br.
Segundo Luiz Alberto Vergílio, um dos idealizadores do projeto, a decisão de fazer o lançamento em julho surgiu porque é o período que coincide com as férias escolares e o auge do inverno. "A idéia é mantermos uma programação diversificada durante o ano todo. Para agosto, já estamos com eventos agendados."

Atrações

Segundo ele, duas atrações estão confirmadas para o próximo mês --a segunda etapa do torneio brasileiro de canoas havaianas e um evento de hipismo.

Para o empresário Edinho Engel, 48, proprietário do restaurante Manacá, um dos estabelecimentos que integram o projeto, a expectativa é atrair os turistas de alto poder aquisitivo que procuram locais que estão no contrafluxo do movimento turístico, mas que também ofereçam boas opções de lazer e entretenimento, sem o incômodo da aglomeração e do trânsito congestionado.

"No verão, temos um movimento intenso, que cai bruscamente no mês de abril, quando as temperaturas começam a baixar. Por isso, precisamos mostrar que o litoral tem muito o que oferecer também durante o inverno."
Outro empresário que se mostra otimista é Tomas Whitaker Guidotti, 39, proprietário da pousada Aldeia de Sahy.

"Acreditando no sucesso do projeto, construí uma lareira em um dos ambientes da pousada para agradar àquele hóspede que não dispensa o charme e o aconchego do inverno, mesmo estando no litoral", disse.

Especial
  • Programe-se para o inverno e acompanhe o dia-a-dia da estação
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página