Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2000 - 21h09

Sindicato aponta falhas em segurança de aeroportos brasileiros

Publicidade

da Reuters

A presidente do Sindicato dos Aeronautas, Graziela Baggio, apontou a falta de segurança nos aeroportos brasileiros como um dos principais motivos do sucesso do sequestro do Boeing 737-200 da Vasp e o roubo de 5 milhões de reais por assaltantes na quarta-feira (16), no Paraná.

"Há anos que o sindicato dos aeronautas insiste em maior segurança nos aeroportos e não consegue nada. Não adianta ter aeroporto de primeiro mundo e ter esse tipo de incidente", disse Graziela.

Segundo ela, os aeroportos brasileiros possuem "deficiências inaceitáveis", e ressalta que são necessários mais investimentos em pessoal e em equipamentos de segurança, como detectores de metais. O controle de entrada e saída de passageiros também é ineficiente, destacou Graziela.

A presidente defendeu a instalação de um inquérito para investigar o incidente e descobrir se há alguma conivência de funcionários do aeroporto em Foz de Iguaçu, onde o avião decolou em direção a Curitiba, com o bando. "Como, com detectores de metais, os homens passaram com tantas armas?", questiona.

O Sindicato dos Aeronautas acredita que também é importante discutir o transporte de objetos de valores com passageiros. "Quando eu voava com dinheiro, voava em pânico", contou Graziela, que foi comissária da Vasp durante 24 anos.

A presidente do Sindicato lembrou outro incidente envolvendo a companhia aérea, há cerca de dois meses, quando seis homens invadiram o pátio no aeroporto de Brasília, abriram o porão de um avião da Vasp e roubaram uma quantia em dinheiro, fugindo em seguida.

Ela evitou criticar a empresa, dizendo que foi uma "coincidência", mas destacou que os incidentes poderão manchar a imagem da Vasp.

A assessoria da Vasp emitiu uma nota para a imprensa, onde destacou que a "a Infraero é a responsável pela fiscalização e já está investigando o sequestro junto com a Polícia Federal". A empresa diz na nota que "não tem nada a ver com isso (o incidente) e que não vai falar sobre o assunto".

Clique aqui para ler mais notícias sobre o sequestro de Boeing da Vasp em Londrina na Folha Online

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página